(49) 3551-2424

Tronxinha recebe título de Cidadão Honorário Hervalense

Um grande número de pessoas, entre elas, familiares, amigos, alunos, pais de alunos e membros da diretoria da Associação dos Moradores do bairro Jardim José Rupp, lotou a Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira (24) para prestigiar a homenagem a Luiz Carlos Silva dos Santos, popular Tronxinha. O vice-prefeito Mauro Martini também compareceu.

Tronxinha recebeu o título de Cidadão Honorário Hervalense, de autoria dos vereadores Sérgio Moacir do Nascimento- Serginho (PP) e João Marqueze (PSD) com a finalidade homenagear e reconhecer os serviços prestados ao município de Herval d´Oeste, por meio do Programa Associação Esportiva e Cultural Esperança que é desenvolvido por intermédio de escolinhas de futebol de campo e atende hoje 198 crianças.

Serginho destacou em seu pronunciamento que a homenagem é singela, se comparada a grandeza do trabalho que Tronxinha realiza. “Seus alunos têm orgulho de você, prova disso é a presença deles hoje nesta Casa, a maioria acompanhada pelos pais. O esporte é disciplina é saúde, você está ajudando e em muito a formação do caráter de seus alunos para que venham a se tornar adultos responsáveis e conscientes de seus deveres”. Ao se referir as dificuldades financeiras que o projeto enfrenta, Serginho disse que a Câmara de Vereadores vai buscar apoio dos empresários incentivando a utilização da Lei Rouanet.

O vereador João comentou que palavras são insuficientes para relatar a importância e magnitude do trabalho realizado por Tronxinha. “Com certeza Tronxinha, você faz a grande diferença na vida destas crianças. Pais e mães confiam seus filhos à você, pois conhecem seu caráter, sua dignidade e honradez. Esta homenagem é o mínimo que esta Casa Legislativa pode fazer, reconhecer seu trabalho. Aproveitamos esta oportunidade também para pedir o apoio, não só da Administração Municipal, mas também de toda a população para este projeto, que além do cunho social, vai com certeza formar muitos talentos”.

Emocionado, Tronxinha agradeceu a honraria e fez questão de dizer que divide a homenagem com seus amigos Mazinho, Juarez, Roni e Rafael. “Nosso projeto não seria o mesmo sem o apoio destas valiosas pessoas. Este trabalho segue uma continuidade importantíssima: família, escola e projeto. Não se trata de crianças de rua, são crianças que tem a família participando ativamente”. Tronxinha lembrou de como começou o projeto há 23 anos, indo de casa em casa pegar autorização por escrito dos pais para os alunos treinarem, e com o apoio da sua família e amigos fazendo a limpeza do estádio, tomado pelo mato. “Hoje encontro muitos dos meus ex-alunos já no mercado de trabalho, isso me deixa muito feliz, este é meu pagamento”.

O homenageado falou das dificuldades que o projeto enfrenta. “Hoje são 198 crianças, nosso apoio vem de 10 famílias que colaboram com o projeto, sendo duas de Herval d´Oeste e oito de Joaçaba, mas infelizmente o que arrecadamos não cobre as despesas com o lanche e se não obtivermos mais apoio financeiro temo não poder mais inscrever crianças. Por isso peço o apoio dos senhores vereadores, da comunidade em geral. Aqui fica meu convite para que nos façam uma visita e conheçam o projeto”.

Todos os vereadores prestaram sua homenagem a Tronxinha destacando em seus pronunciamentos o excelente trabalho realizado com amor, sem receber pagamento por isso, e que é um exemplo a ser seguido.

Luiz Carlos Silva dos Santos – Tronxinha

Tronxinha reside no bairro Jardim José Rupp. Mora em Herval d’ Oeste desde 1975. Durante sua trajetória no esporte como profissional foi jogador de futebol do Juvenil do Internacional de Porto Alegre (RS), depois atuou no Cruzeiro, Juventude e depois de São José de Santa Cruz, Cachoeira – Joaçaba. Atua há 23 anos no Programa Associação Esportiva e Cultural Esperança, entidade filantrópica de cunho cultural e social, que é desenvolvido por meio de escolinhas de futebol junto ao Estádio Municipal, nas categorias Sub 6, Sub 9, Sub 12, Sub 14 e Sub 16.

O programa atende hoje 198 crianças com treinos que são realizados as segundas, quartas e sextas-feiras, das 14 às 17h30, e aos sábados, das 8h30 às 19 horas. O programa já conseguiu enviar vários atletas para testes e efetivação em clubes de futebol. Duas crianças foram selecionadas, uma para a Chapecoense e outra para o Atlético Paranaense Sub-17. Também quatro atletas selecionados para o Sub-15, sendo que destes somente um poderá participar, devido ao custo elevado.

Título de Cidadão Honorário

A Cidadania Honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe dos seguintes poderes: Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. Mesmo que um homenageado não tenha nascido ou não resida no município, para que se lhe conceda tal homenagem, faz-se necessário que se diga o que ele (homenageado) fez, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, em defesa do povo do município que lhe concedeu tal cidadania.

Fonte: Joce Pereira/Assessoria de Imprensa

25_04_2017_idjfllif