(49) 3551-2424

Policial mostra como é feito o teste em Joaçaba para verificar grau de pureza da cocaína

catsO tráfico de drogas, em específico de cocaína, assola a sociedade com sérios problemas de segurança e saúde pública. Para aumentar o lucro da venda da cocaína, os traficantes adicionam várias substâncias. Antes  de  chegar  ao  usuário, a cocaína  recebe  adições  de  substâncias  que  lhe  dão  um aumento   no   volume,   conhecidas   como   diluentes   e   de   outras   substâncias   com   efeitos farmacológicas conhecidas como adulterantes. As impurezas originadas do refino da cocaína também estão presentes  na cocaína comercializada e contribuem para os  efeitos tóxicos, que juntamente  com  os  efeitos  conjunto  dos  diluentes,  adulterantes  e  de  altas  doses  de  cocaína, podem ser fatais.

A cocaína apreendida esta semana em Joaçaba, que estava sendo transportada para Lages, apresentava diversos padrões de qualidade. A droga, quase 800gramas, estava acondicionada em dezenas de papelotes. Testes realizados pela Polícia Civil constataram que existia droga com alto teor de pureza e também com mistura. Entre as substâncias usadas para “render” está o pó de giz, mármore e até mesmo pó de vidro.

O experiente investigador Juliano Pedrini mostrou a Rádio Catarinense como é feito o teste, com reagente, para verificar a qualidade da droga.

Por Marcelo Santos