(49) 3551-2424

Larva do mosquito da Dengue é encontrada em Joaçaba

aedes-aegypti-mosquito  O Aedes aegypti, o mosquito transmissor da Dengue, chegou à Joaçaba. A Secretária de Saúde do município, Paula Kleber, confirmou a Rádio Catarinense que uma larva foi encontrada no terreno da Receita Federal, no bairro Clara Adelia.

 O local foi alvo de uma reportagem da Catarinense no início deste mês, após preocupação dos moradores que reclamavam do número elevado de veículos.

Na ocasião o delegado da Receita, Oto Maresch, informou que o pátio, onde estão os veículos apreendidos em operações, era inspecionado com frequência para evitar acúmulo de água e por consequência o desenvolvimento das larvas.SAM_0972

A larva do mosquito foi encontrada pelos profissionais da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Medidas mais enérgicas estão sendo adotadas na região onde a lavra foi encontrada. De acordo com Paula Kleber até quarta-feira uma área de 300 metros nas proximidades será vistoriada a fim de localizar outras eventuais larvas.

O auditor, Mauro Batista Neto, delegado-adjunto da Receita Federal, informou que após diversas visitas os profissionais da Vigilância encontraram uma larva do mosquito Aedes. Segundo ele o trabalho de inspeção, que já vinha sendo realizado, será intensificado. O auditor disse também que uma das medidas que será adotada é o uso de areia nos capôs amassados de veículos para evitar o acúmulo de água.

Como ocorre a transmissão
A dengue é transmitida pela picada do mosquito infectado com o vírus transmissor da doença. A transmissão ocorre somente quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. O aparecimento do mosquito em Joaçaba serve para redobrar as atenções.

Por Marcelo Santos