(49) 3551-2424

Exame confirma primeiro caso importado de Dengue em Capinzal

Mosquito da Dengue - imagem ilustrativaA paciente, uma mulher de 45 anos, adquiriu a doença no Rio de Janeiro e no dia 23 de dezembro de 2015 se deslocou para Capinzal onde residem seus familiares.
A mulher que já apresentava os sintomas da doença passou mal e procurou a emergência do Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba. Devido a suspeita, a Secretaria de Saúde de Capinzal foi notificada e, posteriormente, fez a coleta para exame. O resultado deu positivo.
De acordo com Eliane Rietter, responsável pela Vigilância Epidemiológica, antes mesmo da confirmação a paciente já estava sendo medicada. A mulher não chegou a ser internada e já está recuperada. Durante um longo período ela foi monitorada por profissionais do município.
Eliane ressalta que apesar de não ter sido contraído no município, é preciso que a população elimine os criadouros do mosquito Aedes Aegypti que também é responsável por transmitir a febre Chikungunya, Febre Amarela e o Zika Vírus, esse último relacionado pelo Ministério da Saúde com os casos de microcefalia em bebês, já registrados em 18 estados do país.

Casos
No período de 01 a 23 de janeiro de 2016 foram notificados 559 casos de Dengue em Santa Catarina. Desses, 523 (94%) casos estão em investigação, aguardando resultado laboratorial, 9 (2%) foram confirmados pelo critério laboratorial e 27 (5%) foram descartados. Do total de casos confirmados, 7 (78%) são importados (transmissão fora do Estado) e 2 (22%) estão em investigação para definição do local provável de infecção.

Prevenção
A melhor forma de se evitar a Dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Fonte: Douglas Varela/Rádio Capinzal