Geral
11/06/2012 A safra 2012 surpreendeu três agricultores dos municípios de Joaçaba, Herval D’Oeste e Ibicaré. O Portal de notícias da Rádio Catarinense teve acesso este ano a três casos que chamaram a atenção da opinião pública e principalmente de pessoas ligadas à agricultura. Terra fértil ou alguma anomalia, que mereceria um estudo mais aprofundado, produziram leguminosas fora dos padrões normais. Os casos envolveram safras de abóboras, batatas-doces e mandiocas.
Confira os casos
Abóbora
Claudimar Bilc morador da rua Nereu Ramos, bairro Santo Antônio em Herval D’Oeste, que possui um sítio localizado na comunidade de Barra do Estreito, interior de Ibicaré foi surpreendido com duas abóboras gigantes na propriedade. Colhidas com dificuldade, uma delas pesou 43 quilos e a outra 34 quilos, em seguida transportou-as para casa. Bilc conta que foi a primeira vez que plantou abóboras. Ele explica que fez apenas uma cova, colocou adubo e espalhou as sementes. Foram três meses do plantio até a colheita. Elas viraram uma espécie de atração para os vizinhos tanto do sítio em Ibicaré quanto em Herval, bem como curiosos que ficam impressionados ao ver o tamanho avantajado das abóboras.
Mandioca
Um agricultor chamou a atenção por onde passava na manhã desta segunda-feira (28) em Joaçaba. Ele veio até o centro da cidade para exibir uma mandioca gigante colhida em sua propriedade em Linhas Duas Casas, interior do município. A mandioca de 1,20m de comprimento foi a atração. Segundo Armelindo Schneider, outra mandioca ainda maior já foi colhida no ano passado, mas ela teria quebrado antes do transporte para ser exibida aos amigos.
Batata-doce
Após ter ouvido a reportagem da Rádio Catarinense que foi ao ar na edição desta segunda-feira (28) do Grande Jornal, onde um agricultor de Linha Duas Casas em Joaçaba colheu uma mandioca de 1,20m, o morador de Severino Prato resolveu trazer a público a sua colheita: duas batatas gigantes que juntas totalizam mais de dez quilos. O morador do bairro São Vicente em Herval D’ Oeste ficou surpreso ao tirar do solo na manhã desta segunda uma batata de 5,3 quilos e outra de 4,8 quilos. Ele fala orgulhoso sobre o feito e garante que é a primeira vez que colhe o alimento com este porte.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download