Coordenação do Samu muda em agosto

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina irá gerenciar o órgão

Geral
08/06/2012

Atender aos chamados de urgência e emergência com maior rapidez, adquirir novos veículos e contratar ao menos 420 funcionários a mais para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Estas serão algumas das metas da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, a organização social que venceu a licitação para mudança de gestão do Samu. A transferência está prevista para agosto. O edital para a escolha de uma organização social foi aberto em 1º de março pela Secretaria Estadual de Saúde e o resultado da concorrência foi publicado no Diário Oficial em maio. O contrato com a vencedora ainda não foi assinado.

De acordo com a gerente das organizações sociais do Estado, Ana Cori, a secretaria está negociando o valor que será repassado mensalmente para a associação e a expectativa é de que ela passe a coordenar os serviços do Samu a partir de agosto. A meta de atendimento por mês será de 23 mil. Este ano, de janeiro a abril, a média foi de 16 mil. Com a transferência de gestão as oito centrais regionais e as 22 unidades de tratamento intensivo móvel serão gerenciadas pela organização social vencedora. Para o gerente estadual do Samu, Alfredo Schmidt, os maiores ganhos para o Estado com a mudança é a possibilidade de contratar mais funcionários em menos tempo. Hoje para um enfermeiro, por exemplo, se espera cerca de 90 dias. Com a associação são aproximadamente 15 dias. Hoje dos 613 funcionários do Samu, apenas 135 são efetivos, os demais foram contratados em caráter temporário.

A associação deve contratar com carteira assinada seguindo as normas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que prevê benefícios como férias, FGTS, licença médica remunerada, salário desemprego e bônus por horas trabalhadas. O único setor que não sofre alteração com a chegada da entidade é o gerenciamento das 101 equipes das unidades móveis de suporte básico (ambulâncias que atendem casos não tão graves). Elas continuam sob a responsabilidade dos munícipios. Para o usuário o atendimento continua sendo realizado pelo 192 gratuitamente, 24 por dia, sete dias por semana. A intenção é de que o tempo de resposta ao atendimento passe a ser imediato.  

Fonte: Diário Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM