PRF apresenta projeto do posto de Joaçaba

Estudo apontou necessidade da desativação em Vargem Bonita

Geral
06/06/2012

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina, inspetor Silvinei Vasquez, se reuniu na manhã desta quarta-feira (06) com o prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, para apresentar o projeto para construção da unidade operacional da PRF em Joaçaba. Com isso, haverá a relocação do posto de Vargem Bonita para Joaçaba. Conforme Vasquez, um estudo técnico demonstrou a necessidade de relocação da unidade operacional na região. “A unidade de Vargem Bonita não está sendo fechada, está sendo deslocada para Joaçaba, trazendo mais segurança e redução no tempo de resposta”. Pelo projeto, a unidade será construída onde está instalada a 7ª delegacia da PRF, às margens da BR-282, proximidades do aeroporto Santa Terezinha. O superintendente ressalta que a delegacia é uma unidade de gestão e não de pronto atendimento, por isso a necessidade de instalação de um posto de policiamento rodoviário. Ele considera o local estratégico tendo em vista que oferece todos os meios para os policiais estarem operando, como linha de dados, radiocomunicação, telefonia, trazendo respostas mais imediatas ao cidadão.

Vasquez adianta que em setembro a PRF receberá o reforço de 20 policiais na região de Joaçaba, num total de 55 patrulheiros. Ele conta que pela parceria a prefeitura ficará responsável pela construção da unidade operacional dentro de um projeto padrão que foi apresentado ao prefeito, e a União entrará com equipamentos e efetivo. “É um projeto modular onde o posto poderá receber equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU, e de orientação ao turista, além de heliponto”. As conversações com o prefeito Rafael Laske seguem nos próximos dias. Havendo a oficialização o superintendente deverá ir a Brasília para fazer a transição.

 Posto de Água Doce

 Silvinei Vasquez comenta que aguarda as obras para instalação em Água Doce. Ele informa que esteve reunido ontem com a prefeita de Água Doce e colocou a ela a necessidade imediata de se instalar. “Nós recebemos as viaturas na semana passada, então em Água Doce depende apenas da reforma no prédio, de caracterização e adaptação para deficientes físicos, a prefeita tem feito um esforço muito grande para essa reforma, e depende apenas de uma aprovação da Câmara de Vereadores”. Ele acredita que haverá um entendimento entre Executivo e Legislativo, e com a aprovação as obras terão início devendo levar em torno de 60 dias para conclusão, ou seja, em tempo hábil de receber o reforço do efetivo.

 Posto de Concórdia

 O superintendente da PRF em SC comenta que para o posto de Concórdia, localizado no Km 92 da BR-153, já houve a sinalização do Governo Federal para licitação visando uma reforma nas instalações. “Nós vamos fazer investimentos consideráveis na unidade de Concórdia trazendo modernidade para aquela instalação”. Silvinei Vasquez reitera que com a abertura do posto da PRF em Água Doce e a reforma do Concórdia, o de Vargem Bonita ficou um pouco deslocado, e por isso todo o efetivo de Vargem Bonita será deslocado para Joaçaba. “Com essa configuração aliada a Campos Novos nós teremos uma redução no tempo de respostas a qualquer tipo de ocorrência, seja acidente de trânsito ou criminal”.

 Posto de Campos Novos

 Vasquez revela que os investimentos no posto da PRF de Campos Novos, seguem o mesmo projeto apresentado ao prefeito de Joaçaba. “Está todo preparado para licitar, dependendo apenas de recursos do governo federal”. Ele conta que o posto será relocado 20 quilômetros abaixo de onde está localizado, no Km 355 da BR-282, ainda no município de Campos Novos. Ele explica que o fluxo de veículos subindo pela BR-470 em direção do RS, foge da fiscalização do posto atual, por isso a necessidade de um remanejamento estratégico. “Então a posição a ser colocada no km 327, onde ele absorve o fluxo da tanto da BR-282 quanto da BR-470 em direção ao RS”.

 

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM