Geral
28/05/2012 O último relatório divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina aponta que cinco casos suspeitos de Gripe “A” (H1N1) foram notificados na Gerência Regional de Saúde em Joaçaba. Destes, apenas três foram descartados. Os demais aguardam resultado das análises laboratoriais feitas pelo Lacen em Florianópolis.
A última incidência de casos suspeitos que levaram pacientes a postos de saúde e hospitais na região foram registrados na metade do ano de 2009. Em agosto desse ano, a doença levou os prefeitos dos 13 municípios da Ammoc (Herval d'Oeste, Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Ibicaré, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Tangará, Treze Tílias e Vargem Bonita) a decretar situação de emergência. Naquele ano, uma das mortes em decorrência do vírus H1N1 foi registrada em Herval D' Oeste.
Sintomas
A gripe “A” é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download