Greve dos caminhoneiros conta com manifestações em Joaçaba e Campos Novos

Classe começou o movimento na tarde desta segunda-feira (09)

Geral
09/11/2015

 Depois de uma reunião realizada no início da tarde desta segunda-feira (09), os caminhoneiros de Joaçaba e região, resolveram aderir a paralisação nacional e estão concentrados nas proximidades do trevo do Chocodinho e da Mecânica Trevo.

“A maioria do nosso pessoal resolveu começar a paralisação ainda no dia de hoje. E respeitando a maioria, estamos aqui reunidos para esta mobilização que está acontecendo em várias regiões do país”, disse o caminhoneiro Gilberto Bandeloff, um dos coordenadores da classe.

Neste primeiro momento a mobilização está sendo pacífica e por enquanto a polícia acompanha de longe, pois os caminhoneiros não estão forçando ninguém a participar da paralisação. “Tudo o que reivindicamos no mês de março, quando fizemos a mobilização dos caminhoneiros não foi atendido pelo Governo Federal, em especial a redução no preço do óleo diesel e o aumento no valor do frete. Daí não nos resta outra alternativa a não ser nos mobilizarmos novamente”, argumentou Beto.

Os caminhoneiros na paralisação que teve início nesta segunda-feira, também estão protestando contra a crise no Brasil e pedindo a saída da presidente da república Dilma Rousseff. Além de Joaçaba, a mobilização dos caminhoneiros também está acontecendo em Campos Novos, Videira e Caçador, bem como São Bento do Sul, Papanduva, Santa Cecília e Dionísio Cerqueira, além da SC-486 no Km 21 da rodovia que liga Brusque a Itajaí.

CAMPOS NOVOS

No início da madrugada desta terça-feira (10), por volta das 00h50, após longa negociação, os caminhoneiros conseguiram consentimento da Polícia Rodoviária Federal, desde que os motoristas não bloqueiem a via, para realizar a manifestação na BR282 em Campos Novos.

A reportagem do ACONTECEUCN, que tem total compromisso com seus leitores, acompanhou com exclusividade madrugada à dentro toda a movimentação e a negociação entre os caminhoneiros e a PRF que possibilitou aos trabalhadores do asfalto bloquear o trânsito por 2h, liberar por 30 minutos, voltar a bloquear por mais 2h para caminhões.

O ponto da atividade é na BR282 no trevo com a BR470 (trevo Tupitinga) nos 2 sentidos da via. Apenas caminhões carregados de ração, oxigênio, leite e caminhões com descargas nas cooperativas, referentes à safra de Campos Novos, passarão, além de carros pequenos, ônibus, transportes escolares e carros de emergência.

A paralisação preocupa alguns setores exportadores. Mais cedo, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que liminares obtidas em fevereiro ainda continuam válidas. A medida garante a circulação de veículos a serviço de empresas associadas da entidade já carregados ou que estejam buscando cargas, que na nossa região são a BRF e a Tirol.

Um dos lideres do movimento em Campos Novos conversou com o ACONTECEUCN com a condição de anonimato e este veículo invoca o Artigo 5º da Constituição Federal ao proteger suas fontes, falou que desde já é necessário apoio e convocou os camponovenses à ajudarem na greve “nós precisamos do apoio desde já da comunidade de Campos Novos. Esta manifestação é PELO BRASIL. Pedimos à todos que desçam aqui no trevo dar apoio, ajudar no bloqueio, trazer mantimentos, revesar conosco. Este é um momento ímpar no nosso país. É agora ou nunca. Vamos somar forçar que nós vamos conseguir. Até agora, são 18 estados parados e até amanhecer teremos pelo menos 20”, comentou.

Até 02h10 da madrugada desta terça-feira (10), mais de 50 caminhões já estavam parados no acostamento nos 2 sentidos.

O que eles reivindicam:

Pauta da greve de segunda-feira
– Renúncia da presidente Dilma Rousseff

Pauta dos caminhoneiros independentes apresentada na greve de fevereiro
– Redução do óleo diesel
– Criação de tabela com valor mínimo de frete
– Anulação das multas aplicadas a caminhoneiros na greve de fevereiro de 2015
– Reserva de mercado de 40% nas cargas em que o governo é agente pagador
– Refinanciamento bancário
– Respeito às decisões do Fórum do Transporte, criado neste ano
– Liberação de crédito de R$ 50 mil com juros subsidiados para transportadores autônomos
– Aposentadoria com 25 anos de contribuição
– Salário unificado em todo o território nacional
– Fator previdenciário permanecer em 1% para as empresas de transporte de cargas

Por Julnei Bruno

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM