Geral
19/10/2015 A apresentação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal SISBI/POA, foi tema de reunião na tarde da última sexta-feira (16), do Consórcio Público Meio Oeste. Realizado no auditório da Ammoc o encontro teve como público alvo secretários de Agricultura e médicos veterinários dos municípios consorciados. Os trabalhos foram apresentados pelos médicos veterinários cedidos ao Consórcio Renan Hermes do município de Ouro, Douglas Triques de Luzerna e Bruna Prando de Joaçaba.
Segundo Renan o projeto vem sendo desenvolvido na região há um ano e meio e o objetivo do encontro, atendendo a Legislação é regulamentar a adesão do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) ao SISBI/POA. “Com o SIM o produtor pode vender dentro do seu município apenas, aderindo ao SISBI ele poderá vender em todo território nacional” destaca Renan.
Durante a reunião os médicos veterinários destacaram que é necessário criar uma estrutura física para funcionamento do Sistema (escritório, veículos e corpo técnico), após esta etapa a implantação da legislação no município, lei que passará pelas Câmaras de Vereadores. “Hoje estamos entregando um questionário aos secretários e médicos veterinários para saber qual a estrutura hoje existente no município se tratando de inspeção”
Após estas etapas será implantado o decreto que regulamentará a inspeção no município e os estabelecimentos que tiverem interesse em obter o selo terão que obedecer a regras para a adesão. “Entre estas regras terá que ter um programa de autocontrole de água, pragas, temperatura das câmaras frigorificas e higiene pessoal entre outras e a cada mês terá que ser feita a coleta do produto e submetido a análise laboratorial para garantir a qualidade”.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download