Geral
18/05/2012 Pedalar mais de 10 mil quilômetros em duas rodas, por mais de 100 cidades, em 6 meses e num país desconhecido. Estes são alguns números do desafio de um bombeiro aposentado de 58 anos que residente no município de Joaçaba e que está se preparando para uma aventura cultural de bicicleta na Índia.
Sílvio da Silva Duarte, que trabalhou por mais de 15 anos no Corpo de Bombeiros de Herval D’Oeste, está desde janeiro estudando o projeto denominado “Pedalando na Índia”. Esta será a primeira aventura internacional, ele que já pedalou por todo estado de Santa Catarina, mas em trajetos menores. Na bagagem acoplada a bicicleta de 27 marchas, Silvio vai levar 25 quilos de equipamentos, como GPS, barraca, pneus reservas, colchonete, máquina fotográfica e roupas. O visto para embarcar que está sendo emitido pela Polícia Federal deverá ficar pronto na próxima semana e a viagem, se tudo correr como programado, está prevista para a segunda quinzena de junho. De São Paulo ele viajará de avião para a África do Sul e de lá para a Índia, onde pretende desembarcar na cidade de Bombain, onde começará sua aventura.
A meta do ciclista que reside em Joaçaba é pedalar em média 80 quilômetros por dia, dormir na barraca e compartilhar conhecimento com o povo indiano. O projeto do aventureiro está orçado em R$ 10 mil, envolvendo passagem aérea e despesas para se manter como alimentação e extras. Silvio Duarte busca apoio de empresas de Joaçaba e região, e se não conseguir levantar o valor anunciou que vai vender o carro para bancar a viagem.
Faltam menos de 30 dias para a aventura começar e a Rádio Catarinense vai de carona com o ciclista publicando no nosso portal fotos, vídeos e textos que serão encaminhados direto da Índia via Internet.
Ouça entrevista de Sílvio Duarte falando sobre a viagem:
Ouvir
Objetivos
Entre os principais objetivos da Volta à Índia está a captação, produção e disseminação de conhecimento sociocultural, englobando arte, religiosidade, esporte, costumes e gastronomia. Será uma troca de informações sobre as manifestações culturais.
Diário de Bordo no portal da Catarinense
As experiências e aventuras do bombeiro Joaçabense serão registradas através de textos, imagens e vídeos que serão enviados diretos da Índia à Central de Jornalismo da Rádio Catarinense em Joaçaba. O material será publicado semanalmente no nosso portal de notícias e também servirá como embasamento para um livro que será escrito sobre a viagem
Porquê a Bicicleta
Sílvio Duarte escolheu pedalar os 10 mil quilômetros, primeiro pelo fato de que ele é apaixonado pelo esporte e segundo pela possibilidade de contato permanente com as pessoas que o meio proporciona. Ele treina diariamente na região e se sente preparado para encarrar o desafio de percorrer toda costa litorânea e em regiões de conflitos como a fronteira com o Paquistão.
Os números
Meio de transporte: Bicicleta de 27 marchas.
Distância à percorrer: 10 mil quilômetros
Número de cidades: 100 cidades (mínimo)
Tempo do percurso: 6 meses
Investimento: R$ 10 mil (passagens e alimentação)
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download