Geral
18/06/2015 Uma operação da Polícia Civil no centro de Joaçaba na manhã desta quinta-feira (18) na XV de Novembro chamou atenção de quem passava pelo local. Uma viatura da Civil, com giroflex ligado, ficou estacionada por um bom tempo em frente a uma Auto-Escola. Policiais entraram no estabelecimento e saíram carregando computadores e papéis, cumprindo desta forma mandado de busca e apreensão de documentos. A mesma ação aconteceu de forma simultânea em Treze Tílias em outra Auto-Escola que pertence ao mesmo dono.
Durante entrevista agora há pouco concedida a Rádio Catarinense o delegado Regional Daniel Régis, disse que em tese a investigação apura crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documentos públicos par obtenção da carteira nacional de habilitação. Na operação foram apreendidos alguns processos e planilhas de rodagem de veículos. O objetivo é apurar indícios de fraudes na emissão das carteiras através de processos, a princípio fraudulentos. Ninguém foi preso.
Fraudes já identificadas
De acordo com o delegado algumas irregularidades já foram constatadas como por exemplo a falsificação da assinatura de um policial civil. “O policial não assinou o documento, assinaram por ele” revelou o delegado. Outro indício forte de fraude dá conta de uma mulher, que procurou pela delegacia, e denunciou que havia pago R$ 600,00 para evitar a aula prática, um teste muito temido por alguns candidatos e que leva a um índice grande de reprovação. Também foram identificadas irregularidades no preenchimento de planilhas que agora serão investigadas. Dois instrutores, responsáveis pelas planilhas, foram levados para a delegacia para dar depoimentos e esclarecimentos sobre o que foi encontrado pelos policiais. O DETRAN em SC será comunicado a respeito da caracterização inicial das fraudes, que deram sustento ao mandado de apreensão, e a Auto-Escola corre o risco de ser fechada, caso as irregularidades iniciais se confirmem. Quem fez ou está fazendo a carteira de habilitação será chamado, através de levantamento por amostragem, para prestar depoimento na delegacia. Quantos as carteiras já emitidas o delegado explica: “O documento é bom, mas o procedimento para se obter ele pode ter sido fraudulento” explicou o delegado.
Por Marcelo Santos
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download