Projeto da Unoesc pretende beneficiar alunos da rede pública de 13 municípios

Geral
05/05/2015

Preocupações quanto ao mercado de trabalho e que profissão escolher, são duas das dúvidas mais frequentes entre os alunos do Ensino Médio. Pensando nisso, e também em promover ações que contribuam na formação destes jovens, que a Unoesc Joaçaba desenvolve um projeto piloto nas escolas estaduais dos municípios que integram a 7ª Gerência Regional de Educação (Gered).

O projeto “Unoesc na Escola” é uma iniciativa da Área das Ciências das Humanidades, com apoio da Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do campus. A proposta, é levar até os alunos da rede pública de ensino, palestras e oficinais com temas relativos à formação profissional, mercado de trabalho e cidadania. Todas ocorrem de forma gratuita e são ministradas por professores da Universidade. 

Conforme destacou a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professora Jessica Romeiro Mota, a atividade atende uma das missões da Unoesc que é estar integrada à comunidade. Além disso, a ação demonstra a colaboração da Universidade, desde cedo, na formação destes alunos, não somente no Ensino Superior.

— É fantástico levar um pouco do que conhecemos a estes alunos, aprender com eles, mostrar a Universidade, e principalmente, colaborar com a melhoria da educação da nossa população — disse.

Para a coordenadora da Área das Ciências das Humanidades, professora Tânia Durigon, a ação tem sido muito positiva para a Unoesc e escolas atendidas. Os alunos demonstram interesse durante as atividades e muitas curiosidades surgem, especialmente sobre a Instituição.

— Além dos conteúdos que os professores estão abordando, percebemos que os alunos querem saber muito sobre a Universidade, sobre o mercado de trabalho e suas tendências. Para nós isso é animador, pois é exatamente o que queremos — complementou.  

O projeto iniciou em março e se estende até novembro de 2015. Devido aos bons resultados, o objetivo é ampliá-lo, oferecendo também a oportunidade de os alunos virem até a Unoesc participar de palestras e oficinas. A diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão também estuda a possibilidade de expandir o projeto para outras áreas do conhecimento, oportunizando que estes alunos recebam em suas escolas profissionais das áreas das Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências da Vida.  

Municípios atendidos pelo projeto

Integram a 7ª Gerência Regional de Educação (Gered) 13 municípios. Até o momento, atividades estão programadas em escolas de Joaçaba, Herval d’ Oeste, Luzerna, Capinzal, Jaborá, Ibicaré, Catanduvas, Lacerdópolis e Ouro.

As escolas dos demais municípios que abrangem a 7ª Gered, que ainda não tem programação agendada, podem entrar em contato para agendar, através do telefone (49) 3551-2078 com a professora Tânia Nodari.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM