Responsabilidade civil e criminal do médico foi tema de palestra na Unoesc

Evento foi destinado aos acadêmicos de Medicina

Geral
10/04/2015

Apresentar noções de responsabilidade civil e criminal do médico. Este foi o objetivo da palestra promovida nesta quarta-feira (8), no Auditório Jurídico da Unoesc, para os acadêmicos de Medicina. O evento ocorreu através da disciplina de Medicina Legal, ministrada pelo professor Júlio Tanaka, com apoio da coordenação do curso. Também participaram da palestra acadêmicos de Direito.   

Para debater o assunto, os doutores Fabrício Rossetti Gast, Juiz de Direito da Segunda Vara Cível de Joaçaba e Márcio Bragaglia, Juiz de Direito, foram os convidados. Estiveram presentes ainda, o professor Walter Rothbarth, coordenador do curso de Medicina e o presidente do Conselho Regional de Medicina de Joaçaba, Athos Flavio Santiago Neves.

Conforme descreveu o doutor Márcio Bragaglia, debater sobre o assunto é de extrema relevância, já que o Direito e a Medicina estão vinculados desde as primeiras legislações que se tem notícia.

— No código de Hamurabi já se previa a responsabilidade do médico pelos erros que pode cometer durante a profissão — destacou.

O Juiz de Direito da Segunda Vara Cível abriu as discussões da noite. Exemplos práticos de processos que o médico pode responder, dicas de como deve funcionar a defesa, e como o juiz forma a sua convicção para condenar ou absolver o médico, foram alguns dos assuntos expostos. 

— O acadêmico de Medicina tem a parte específica de formação médica, e acaba não tendo uma parte jurídica. É importante conhecer, mesmo que de forma geral, a consequência jurídica dos atos médicos — disse. 

Já na área criminal, de responsabilidade do doutor Márcio Bragaglia, foram esclarecidos os principais crimes que um médico pode ser acusado, e, de que forma, deve se comportar para evitar o envolvimento em situações criminais. Outras questões, como por exemplo, as consequências em responder um processo criminal, e a forma que a prova é conduzida no processo, também foram debatidas.

— É bom que os acadêmicos já adotem, desde o início de sua carreira, uma conduta preventiva, que diz respeito a ter o conhecimento das formas de se comportar no processo, e como produzir a melhor prova em sua defesa, se houver — enfatizou.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM