Geral
26/02/2015 Aconteceu nesta quinta-feira (26), o primeiro encontro do ano relacionado às tratativas que visam concretizar as obras do anel viário de Joaçaba. Considerada uma ação estratégica para os próximos anos e de impacto amplamente regional, a intenção das lideranças politicas é de se organizarem com toda a sociedade dar os primeiros passos efetivos que garantam que o projeto torne-se realidade. A reunião foi articulada pelo vereador líder do governo de Joaçaba, Francisco Moreira Lopes e contou com a participação, além dos prefeitos das três cidades polos (Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna) com representantes dos poderes legislativo das três cidades e membros da Ammoc.
Segundo o vereador Francisco Moreira Lopes, a movimentação, que já iniciou-se no ano passado com uma primeira reunião, tem por objetivo maior articular e organizar um movimento unificado de lideranças politicas e comunitárias que atuem de forma efetiva e concreta para que a obra do anel viário torne realidade. “Os primeiros diálogos já foram positivos, mas agora temos que partir para a ação. Algumas definições importantes realizamos hoje e tenho certeza que foi o passo mais importante o da organização” detalhou o vereador.
Para o prefeito Rafael Laske, o primeiro passo é definir com clareza um projeto técnico que aponte principalmente a viabilidade e o custo das obras. “Porém para isso, precisamos investir e um projeto técnico e complete, que com certeza não custa barato. Nos unirmos junto com entidades e sociedade nessa reinvindicação demonstrará como ele se faz necessários e assim junto a outros entes públicos obter os recursos necessários, para pelo menos darmos o primeiro passo” disse Laske.
O prefeito de Herval d´Oeste Nelson Guindani, lembrou que os maiores beneficiados com a obra são os municípios que formam a grande Joaçaba, principalmente os do alto do vale do rio do peixe, como Videira, Caçador Treze Tílias. “Temos uma rodovia que corta as nossas cidade e que liga a outra rodovia de suma importância para escoamento de produção que é a BR 282. Essa estrada é a ligação de toda essa região com essa linha de escoamento e não é mais admissível que esse trafego se misture com o trafego urbano de nossas cidades que não param de crescer”, enfatizou Guindani.
A principal iniciativa tomada na reunião foi a criação de uma comissão pró anel viário. Presidida pela presidente da Ammoc e prefeito de Luzerna Moises Diersmann, contando ainda com a participação dos demais prefeitos e presidente de câmara de vereadores dos três municípios, além do vereador Francisco Moreira Lopes, do secretário executivo da Ammoc e do secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Ricardo Grando, a comissão estabeleceu as primeiras medidas. Entre essas medidas está o envio de correspondências, articulações técnicas a respeito de um rubrica orçamentária criada no orçamento do Governo do Estado, que prevê liberação de recursos para execução do projeto e principalmente um plano de mobilização de lideranças e argumentos que destaquem a necessidade e importância da obra. “Temos que partir para ação e na Ammoc já demos os primeiros passos. Temos força politica e hoje já definimos algumas medidas práticas, agora precisamos nos mobilizarmos para chamar a atenção para a importância dessa obra” destacou o prefeito Moises.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download