Geral
09/12/2014 Os investigadores da Delegacia de Investigações Criminais (DIC) de Joaçaba podem estar desbaratando uma das maiores quadrilhas de furto de cabos de fibra ótica da empresa Oi Brasil Telecon em Santa Catarina. Na tarde desta segunda-feira (08), após meses de investigação e denúncias, os investigadores estiveram no município de Capinzal para mais uma etapa da investigação.
A equipe de reportagem da Rádio Catarinense acompanhou o trabalho que contou com o apoio de técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP). Durante vistoria em cabeamentos de internet, em postes localizados em vias públicas, os peritos identificaram cabos de origem duvidosa, possivelmente oriundos de furtos. Os cabos estavam com a numeração do lote raspada e a logo removida. O investigador Edson Toniélo, que comandou a operação, disse que a empresa de Capinzal informou que havia contratado o serviço de instalação, e compra dos cabos, de uma outra empresa da região de Chapecó. Ele teria se mostrado surpreso com a situação. “Ele disse que foi pego de surpresa, pois comprava material de uma outra empresa que vendeu cabos e instalação e não teria verificado a procedência” destacou o policial. Em Capinzal, a empresa instalou 30 mil metros de cabos de fibra ótica. No final da averiguação em Capinzal, a DIC constatou que pelo menos 16 mil metros de cabo tem origem duvidosa. A investigação continua e terá como foco agora a empresa da região de Chapecó que teria fornecido os cabos. O prejuízo para a empresa OI é superior a R$ 80 mil.
No depósito da empresa de Capinzal também foi encontrada uma bobina com aproximadamente 400 metros de cabos também adulterados. O material, que pertence a uma outra operadora de telefonia, a GVT, foi apreendido.
Se confirmando será uma das maiores apreensões de cabos de fibra ótica de SC. O empresário de Capinzal vai prestar depoimento nesta terça-feira (09) em Joaçaba.
Por Marcelo Santos
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download