Geral
01/12/2014 Há algum tempo o Instituto Geral de Perícias (IGP) de Joaçaba vem trabalhando para ser ampliado e ter a instalação de um Laboratório para Análise de Produtos Tóxicos, também conhecido como Instituto de Análise Forenses (IAF), que tem por objetivo fazer um exame minucioso das drogas em geral que são recolhidas pela polícia, e enviadas para este laboratório.
Segundo o coordenador geral do IGP de Joaçaba, Leandro Paniago isso já não é mais um sonho e sim uma necessidade. “Hoje nós temos um vácuo no Estado em se tratando deste laboratório, pois ele existe nas cidades de Lages e Chapecó, pulando nós aqui na região de Joaçaba”, justificou Paniago.
Esse problema logístico atualmente tem causado atrasos na análise dos produtos que são enviados para um destes dois municípios. “A nossa região Meio Oeste é muito consagrada e importante, mas nós não temos esse laboratório. Isso é fundamental para dar mais agilidade nos laudos que temos que responder à justiça e a polícia”.
A solicitação para a instalação do Laboratório para Análise de Produtos Tóxicos no IGP de Joaçaba já está tramitando na Secretaria de Segurança Pública do Estado. “Já apresentamos todas as justificativas para que esse laboratório seja implantado aqui. O secretário César Augusto Grubba já teria concordado com o laboratório no nosso IGP, e agora nós estamos trabalhando com a questão do espaço e dos equipamentos”, argumento Leandro.
O maior problema agora passa a ser o profissional que irá atuar neste laboratório, “pois necessita ser um perito bioquímico ou químico legista, mas nós não temos essa vaga destinada para o IGP de Joaçaba. Então nós estamos brigando para que nesse concurso que está por vir, que seja colocado esse profissional para que posteriormente ele venha a ser deslocado aqui para a nossa região”, finalizou Paniago.
Por Julnei Bruno
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download