Alunos aprendem a se alimentar de forma saudável em Herval d’ Oeste

Geral
19/10/2014

    Em Herval d’ Oeste diariamente mais de 2 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino recebem alimentação saudável através da merenda escolar. E o hábito de se alimentar corretamente e seguir uma dieta balanceada são construídos e estimulados ainda na infância.  Desde que iniciam seus estudos aproveitam a hora da merenda para aprender um pouco mais sobre o assunto. Também é uma das metas constantes da Secretaria Municipal de Educação, garantir a qualidade da merenda escolar, com uma alimentação compatível com as necessidades dos alunos e para o seu desenvolvimento físico e intelectual.

  Hoje, tanto escolas quanto os Centros Municipais de Educação Infantil contam com merenda que inclui no cardápio sucos com polpa de frutas, isto é, não são servidos mais sucos artificiais para as crianças. "Os alunos são estimulados a se alimentar corretamente e adquirir bons hábitos ainda na infância, o que futuramente fará muita diferença para sua saúde”, explica a nutricionista o município, Vanessa Porto Clos responsável pela elaboração do cardápio da merenda escolar.

  Nesta última quinta-feira (16), em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, alunos do 4° ano da escola Cruz e Souza tiveram uma atividade diferente e prepararam sucos naturais e muito nutritivos. Foram preparados um suco de couve e limão e a “Fanta” caseira (suco de laranja, cenoura e limão). O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial e principalmente sobre a fome no planeta.

 No Brasil: segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% das crianças do país têm sobrepeso e metade delas é obesa. Cerca de 17,5% da população é obesa e 50,8% é acima do peso (sobrepeso).

 “O preço acessível de alimentos industrializados, na maioria com alto teor de gordura e açúcar tem contribuído para um aumento do número de pessoas obesas e também de portadores de doenças crônicas, como a hipertensão e diabetes por isso é tão importante a educação alimentar desde cedo”, comenta a nutricionista, ressaltando a importância dos pais, em oferecer também em casa, alimentos saudáveis. “Hoje, manter uma alimentação saudável, com consumo diário de frutas e verduras, é questão de adquirir o hábito”.

 “As carências nutricionais comprometem o desenvolvimento cognitivo, a estatura, o aproveitamento escolar e a capacidade de produtividade na vida adulta, podendo trazer danos irreversíveis”, explica Vanessa.

 

Fonte: Paulinha Patussi
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM