Assinado contrato para a elaboração do traçado da Ferrovia da Integração

Ferrovia passará por municípios do Meio-Oeste

Geral
16/10/2014

    Foi assinada nesta quarta-feira (15) em Chapecó ordem de serviço para elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e o projeto básico de engenharia do corredor ferroviário de Santa Catarina, conhecida como Ferrovia do Frango. A obra é um empreendimento com 862 km que atravessará o Estado, ligando o município de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, até o Porto de Itajaí, garantindo agilidade e economia no transporte de produtos. O Consórcio Prosul/Setepla/Urbaniza/Hansa, vencedor da licitação, tem 22 meses para finalizar o estudo. O investimento é de mais de R$ 46 milhões de reais.

   O governador Raimundo Colombo falou da importância do ato e classificou como vigoroso o momento que vive Santa Catarina. Já o Presidente da Frente Parlamentar das ferrovias Pedro Uczai disse que o dia é de comemorar. - Eu acredito que em 7, 8 anos o trem estará “apitando” em Chapecó. Este é um projeto no qual trabalho há 20 anos e estou emocionado de estar aqui participando dessa assinatura que sem dúvida trará mudanças significativas para o Estado – finalizou.

 Importância econômica
A Ministra Miriam, ao fazer o uso da palavra durante a reunião, ressaltou a importância da obra para Santa Catarina e para o País, que ganha mais força na economia. - O País não via investimentos há muitos anos em ferrovias, pois alguns acreditavam ser um retrocesso. Quando assumimos o governo retomamos o debate e construímos já 1.960 km de ferrovias no país e outras centenas de quilômetros já estão com projetos andando ou com as obras licitadas. É um grande avanço e precisamos avançar cada dia mais nesta modalidade que de ultrapassado não tem nada, que é sim a melhor forma de transportar e escoar a produção – salientou. O Ministro Paulo Sérgio Passos salientou a importância do Oeste e classificou Santa Catarina como um Estado promissor e de suma importância para a economia do Brasil. Disse que o momento é de comemoração e que a obra deve além de facilitar, integrar os Estados e o país como um todo. - Vejo que Chapecó tem vocação de ser o ponto de encontro das grandes rodovias do Estado. Além de construí-las é importante integrá-las, para que possamos melhorar a competitividade do Estado e com isso torná-lo ainda mais promissor – reforçou.

Autoridades
Participaram do ato a Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão Miriam Belchior, o Ministro dos Transportes Paulo Sérgio de Oliveira Passos, o governador do Estado de Santa Catarina Raimundo Colombo e o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar das ferrovias Pedro Uczai.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM