Geral
15/10/2014 Estão sendo assinados na manhã desta quarta-feira (15) em Chapecó os contratos com as empresas que vão realizar um amplo estuado a respeito da Ferrovia da Integração. As empresas contratadas vão realizar o projeto básico de viabilidade técnica e ambiental e o levantamento aéreo-fotográfico. Pelo contrato elas terão prazo de 22 meses para concluir os trabalhos. Só os projetos vão custar aos cofres do Governo Federal R$ 47 milhões que já estão depositados numa conta específica.
O Deputado Federal Pedro Ukzái, durante entrevista concedida a Rádio Catarinense, explicou que a Ferrovia da Integração vai ligar Dionísio Cerqueira ao Porto de Itajaí. O traçado já está praticamente definido, sendo a única pendência é se ela passará pelo Vale do Itajaí ou pelo Planalto Norte. No Meio-Oeste a estrada de ferro passará por Joaçaba, Herval d’Oeste, Campos Novos e Curitibanos. “De Curitibanos o edital deixou em aberto para ver a viabilidade e estes estudos é que definirão por onde ela seguirá” explicou o parlamentar. Os estudos iniciarão ainda neste mês de outubro.
A Ferrovia da Integração foi oficializada pelo Governo Federal em março de 2010 e incluída no Programa de Aceleração do Crescimento. Ela terá uma extensão de mais de 600 quilômetros tendo como destino o complexo portuário em Itajaí. O sonho de rever o trem pela região avançou mais um pouco nesta quarta-feira com a assinatura dos contratos. O projeto é chamado de Ferrovia da Integração, pois será uma ligação direta entre os extremos Leste e Oeste.
Por Marcelo Santos
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download