Aliança comemora 20 anos de fundação nesta terça

Geral
07/10/2014

     Nesta terça-feira, dia 07 de outubro, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Aliança comemora 20 anos de fundação. Duas décadas já se passaram e deste então, muitas coisas mudaram. A história, que começou com um grupo pequeno de pessoas, hoje é marcada pela grandiosidade, espírito de inovação, profissionalismo e pelo inconfundível amor verde e branco. Tudo começou ainda em 1970, onde a cultura carnavalesca em Joaçaba e Herval d’ Oeste já era algo presente e enraizado nos costumes locais. Nas noites de carnaval os blocos montavam suas apresentações e iam até a avenida para se divertirem. Joaçaba era representada pela Vale Samba e Herval d’ Oeste pela Unidos do Herval. No entanto, um convite da administração pública para reestruturar o evento, mudou por completo esta festa que hoje é referência no Sul do Brasil. A proposta era que cada Associação dos Moradores de Bairros se unissem e formassem novas agremiações com o objetivo de fortalecer o carnaval. Com esta finalidade, no ano de 1993, ressurgiu o carnaval de Rua de Joaçaba e Herval d’ Oeste.

   Após o primeiro ano de desfile, as Associações notaram que estavam se desestruturando financeiramente havendo a necessidade de uma nova recomposição. Foi então que houve a união de blocos formada pelos bairros Cruzeiro do Sul, Flor da Serra, Santa Tereza, Frei Bruno e Caetano Branco, dando origem à agremiação Unidos do Grande Vale, que no primeiro ano já levou cerca de 500 integrantes para a avenida.Os componentes desta nova Escola, na época idealizados por Leonor Heberle (Lola) e Valter Jorge Frank, perceberam que a agremiação deveria se tornar mais competitiva, já que disputava com duas tradicionais agremiações. Pouco tempo depois, no dia 07 de outubro de 1994, um grupo de amigos se reuniu e definiu criar uma nova Escola. Abandonaram a Unidos do Grande Vale e deram origem à Escola de Samba Aliança. Com a colaboração de todos definiram na ocasião a logomarca, as cores e a diretoria, tendo Luiza Gobbi como Presidente e Laércio Barcella como Vice-Presidente.

    Desde então, a Escola que adotou as cores verde e branco, vem lutando ano a ano e conquistando o seu espaço. Hoje a palavra renovação é uma das que caracteriza a Aliança, já que se profissionalizou e se tornou uma das agremiações mais aguardadas pelo público na Avenida XV de Novembro, fruto de muito trabalho, assim como destacou o carnavalesco Carlos Fett, que atualmente é o principal nome da Escola e do carnaval de Joaçaba. “Eu respiro Aliança. É uma doação integral, uma paixão que veio para ficar”, falou.

A Escola reconhecida pela sua criatividade, luxo e estrutura funciona como uma empresa sustentável e ainda mantêm projetos sociais com o objetivo de disseminar ainda mais esta cultura carnavalesca, tendo projeções importantes para o futuro. “A nossa Escola foi tão bem recebida pelo público, temos tantos colaboradores, que a melhor forma que encontramos de colaborar com a sociedade é mantendo estes projetos sociais, onde as crianças tem a oportunidade de aprender a tocar instrumentos que fazem parte da bateria, além de violão, cavaquinho e aulas de dança. É muito gratificante para nós poder contribuir de alguma forma, e principalmente ver o que a Aliança se transformou. Acreditamos que assim, estamos pensando no futuro do nosso carnaval”, comentou o presidente Júnior de Sá.

Apresentar uma evolução destas em 20 anos é para poucos. Por isso, neste dia especial, a diretoria parabeniza a todas as pessoas que nestas duas décadas já se envolveram com a Aliança de alguma forma. Certamente todos são responsáveis por este sucesso e por transformar a Escola num símbolo de união e comprometimento, afinal, “quem não conhece o que é o amor, não sabe o que é a Aliança”.

 Comemoração

    A Aliança vem comemorando os 20 anos de fundação desde o último carnaval, quando lançou o material comemorativo alusivo ao aniversário. Na ocasião foram lançados brindes, sacolas e também uma revista especial. Ainda, no dia 19 deste mês, a Aliança promove um dos seus eventos mais tradicionais – o Costelão Campeiro, também alusivo aos 20 anos. Os ingressos estão sendo comercializados na Relojoaria do Arno, Gerusa, Bar do Elírio e secretaria da escola. Todos estão convidados para brindar a passagem destas duas décadas com a Aliança.

Fonte: Jéssica Novelo
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM