Bancos privados voltam a atender nesta segunda-feira

Categoria fará assembleia hoje para confirmar retorno ao trabalho

Geral
06/10/2014

Está marcada para às 16h desta segunda-feira (6) na sede do Sindicato dos Bancários, uma Assembleia Geral com a categoria para analisar a proposta apresentada na última sexta-feira (3) pela patronal, para colocar um ponto final na greve dos bancários que teve início na semana que passou. Na cidade de Herval d´Oeste as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal estavam paralisadas desde o início da greve no dia 30 de setembro. Já em Joaçaba os funcionários dos bancos públicos (Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal) foram os primeiros a cruzarem os braços e no meio da semana que passou, os bancários das agências privadas (HSBC, Santander, Itaú e Bradesco) também aderiram a paralisação.

O ponto crucial para a greve dos bancários foi o reajuste salarial, pois a categoria reivindicava algo em torno de 12,5%, enquanto que a patronal oferecia 7%. O Comando Nacional dos Bancários decidiu orientar os trabalhadores a aceitar proposta de reajuste de 8,5% nos salários e de 9% no piso da categoria, feita pelos bancos na sexta-feira. “Vamos nos reunir e decidir em cima dos números que nos foram apresentados”, argumentou Ademir Zambiasi, presidente do Sindicato dos Funcionários em Estabelecimentos Bancários do Meio Oeste.

Nesta segunda-feira (6), os funcionários dos bancos privados em Joaçaba (HSBC, Santander, Itaú e Bradesco) voltaram a atender, enquanto que os do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal vão esperar o resultado da Assembleia Geral para voltar as atividades a partir da terça-feira (7).

Os bancários reivindicavam reajuste de 12,5% (aumento real de 5,8%) nos salários. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu, primeiramente, alta de 7,35%, recusada pela categoria. Mas na sexta-feira aumentou a proposta de índice de reajuste para 8,5% (aumento real de 2,02%) nos salários. Para o piso, o índice oferecido pelos patrões passou de 8% para 9% (2,49% acima da inflação). No vale-refeição, a alta proposta passou para 12,2%.

Por Julnei Bruno

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM