Atentados: Tropas federais vão atuar em Joaçaba e Campos neste domingo

Envio das tropas foi autorizado pelo TSE

Geral
04/10/2014

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, autorizou neste sábado (4) o envio de tropas federais para reforçar a segurança nas eleições de domingo (5) em 24 municípios de Santa Catarina, entre eles Joaçaba e Campos Novos. A decisão atende a um pedido feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-SC). Santa Catarina tem sido alvo de ataques criminosos desde o dia 26 de setembro. Ônibus, bases policiais, casas de agentes públicos, prédios do governo e veículos particulares estão entre os alvos das ações criminosas.

De acordo com o TSE, com a decisão do ministro Dias Toffoli, além de contar com o efetivo da Força Nacional, o estado receberá homens das Forças Armadas. O número de oficiais será definido pelo Ministério da Defesa.

No pedido de reforço da segurança enviado ao TSE, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina argumentou que os ataques e ameaças colocam em risco a realização das eleições, já que alguns juízes eleitorais manifestaram o receio de que a polícia local não tenha efetivos suficientes para assegurar a manutenção da ordem.

Ao autorizar o envio de tropas, Toffoli destacou que o governador de Santa Catarina não se opôs ao reforço na segurança. "A atuação das tropas federais tem previsão apenas para o dia do pleito e se trata de medida excepcional, necessária quando demonstrada a impossibilidade de o Estado garantir a segurança da votação e apuração dos resultados", afirmou o ministro na decisão.

Neste sábado (4), 33 soldados da Força Nacional desembarcaram em Santa Catarina. Eles foram enviados pelo Ministério da Justiça e poderão atuar nas eleições, com a autorização dada pelo TSE. Pela legislação, é competência privativa da Justiça Eleitoral permitir o uso de forças para a eleição. De acordo com o TSE, as tropas atuarão nos seguintes municípios: Biguaçu, Blumenau, Campos Novos, Criciúma, Florianópolis, Itajaí-Navegantes, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, Porto União, São José-São Pedro de Alcântara, São Bento do Sul, Tijucas, Tubarão, Chapecó, São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Balneário Camboriú, Gaspar, Imbituba, Joaçaba, Itapema, Rio do Sul.

Além de Santa Catarina, outros 11 estados receberão reforço de homens da Força Nacional ou das Forças Armadas- Tocantins, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Amazonas, Maranhão, Piauí, Rondônia, Sergipe e Piauí.

Fonte: G1 Brasília
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM