Médico veterinário confirma que morte de bovinos no interior de Erval Velho foi causada por um raio

Diagnóstico foi baseado pela ausência de lesões

Geral
30/09/2014

O laudo realizado pelo médico veterinário José Angelo Bordin, aponta que um raio foi realmente o causador da morte de 12 bovinos na propriedade de Sérgio Luiz De Sordi, na Linha São Pedro, interior da cidade de Erval Velho, que resultou num prejuízo de R$ 15 mil. De acordo com o veterinário, uma descarga elétrica atingiu o sistema nervoso ou cardíaco dos bovinos, ocasionando a morte.

Leia na íntegra o laudo do médico veterinário:

De acordo com visita na propriedade de Sérgio Luiz D' Sordi, foi observado um lote de doze animais mortos (BOVINOS) em um bosque, já em estado avançado de decomposição. Próximo a eles um tronco de árvore, no qual havia uma linha de queimadura e cascas soltas, e também uma rachadura no solo junto a raiz desta árvore. De acordo com depoimento do proprietário foi registrado chuvas e tempestades com descargas elétricas anteriormente a morte dos animais.

Os animais apresentavam ótimo estado corporal, estavam vacinados para as clostridioses (doenças causadas por bactérias). Em sua propriedade não há presença de plantas tóxicas que causam morte súbita, além da distensão abdominal nenhuma alteração foi identificada.

O diagnóstico foi baseado pela ausência de lesões mais evidentes e com achados epidemiológicos que, neste caso, incluíram registro de tempestades imediatamente às mortes e detecção de características de descargas elétricas (linha de queimadura) na árvore, junto com as quais os animais foram achados mortos. É provável que estes bovinos tenham procurado as árvores para se abrigar durante a chuva. Durante tempestades, o solo úmido pode conduzir eletricidade que percorre as raízes das árvores e, portanto, atingir animais que estejam nas proximidades.

A morte destes animais pode ser associada a uma falha cardíaca ou respiratória decorrente da ação da descarga elétrica sobre o coração ou sistema nervoso central.

José Angelo Bordin

Médico Veterinário - CRMV/SC1768

Relembre o caso:

A força da natureza pode ter deixado um rastro de destruição e uma cena desoladora para o proprietário de um sítio localizado no interior do município de Erval Velho. Um raio é suspeito de ter provocado a morte de 12 bovinos que estavam se protegendo num pequeno capão. O proprietário Sérgio Luiz De Sordi não soube precisar quando teria ocorrido o fato. Na manhã desta terça-feira (30) ele percebeu que seu rebanho havia diminuído. Após realizar buscas pela propriedade ele acabou se surpreendendo com a cena ao encontrar os animais mortos em baixo de árvores. Um médico veterinário foi acionado para realizar uma perícia e apontar a causa da morte dos animais. O prejuízo é superior a R$ 15 mil. Suspeita-se que eles tenham morrido a alguns dias em razão do estado adiantado de decomposição. A tese de raio ganha força em razão de uma verdadeira cratera aberta próxima do local onde estavam os animais.

Por Julnei Bruno

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM