Geral
08/09/2014 O Departamento de Jornalismo da Rádio Catarinense foi procurado por pais, professores e alunos da escola estadual Ruth Lebarbechon no município de Água Doce, que reclamam da situação estrutural em que se encontra o educandário. Segundo eles, há algum tempo vem sendo prometido melhorias na infraestrutura do local, mas até agora nada. “Recentemente pela segunda vez uma licitação de reforma no nosso colégio foi cancelada”, disse uma aluna.
A situação no educandário realmente é preocupante, pois em determinadas salas de aula o assoalho está levantando, nas paredes muitas rachaduras, o telhado e a forração estão com sérias infiltrações. O que deixou pais, alunos e professores mais revoltados, é que outras escolas da região receberam melhorias por parte da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joaçaba por intermédio da Gerência Regional de Educação (Gered), “e nós nada”, completou a estudante.
Cansados de esperar por uma solução para este caso, em torno de 150 alunos se mobilizaram e fizeram uma passeata na área central de Água Doce na manhã desta segunda-feira (8). Nos cartazes e faixas os alunos levaram ao conhecimento de todos a situação em que se encontra a escola estadual Ruth Lebarbechon. “A cada dia de chuva forte corremos risco se ficarmos dentro da sala de aula e do colégio”, ressaltou uma aluna.
“Nós professores estamos cansados de darmos desculpas na sala de aula aos estudantes, por uma licitação que não é aprovada. Nós e os alunos estamos sendo enganados. Não aguentamos mais. Estamos cansados”, desabafou a professora Simone. Segundo ela, nesta terça-feira (9), também acontecerá outra mobilização nos dois períodos. A professora ressalta que são vários os problemas na infraestrutura da escola, tanto na parte externa quanto principalmente na interna. “A estrutura da escola é muito antiga e velha. Não sei te dizer quantos problemas a gente encontra diariamente no educandário”.
Posição da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR)
Na tarde desta segunda-feira (8), a secretária Nelci Trento Bortolini em entrevista coletiva à imprensa, disse que o cancelamento desta segunda licitação aconteceu seguindo orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Como tem reforma e construção no projeto, o Tribunal de Contas do Estado solicita que seja usada uma outra modalidade e não a atual denominada Regime Diferenciado de Contratação (RDC)”, argumentou Nelci Trento Bortolini. Em se tratando da mobilização de alunos, pais e professores, a secretária da SDR salientou que a manifestação é um direito de quem se acha prejudicado. “É desejo nosso de que essa situação possa estar sendo resolvida num curto espaço de tempo, para que a escola possa receber as adequações necessárias”.
Concluindo, Nelci Bortolini fez questão de deixar claro que os recursos estão garantidos para as reformas. “Estamos apenas esperando uma posição por parte do Tribunal de Contas do Estado, mas nós temos que cumprir com a exigência da lei. Infelizmente o início da obra vai demorar um pouco mais”. Na tentativa de amenizar esta situação na escola estadual Ruth Lebarbichon, a secretária Nelci confirmou que um trabalho paliativo deverá acontecer no local nos próximos dias, até que se resolva esta situação da licitação. Aproximadamente 600 alunos estudam na escola, que oferece ensino básico e fundamental em três períodos. A escola Ruth Lebarbechon é a única estadual no município.
Por Julnei Bruno
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download