Prefeitura de Herval d’Oeste vai inaugurar em breve a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

Município está definindo participação financeira dos municípios

Geral
04/09/2014

  O município de Herval d’ Oeste vem cumprindo os prazos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a abertura da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), denominada Remi Alécio Mascarello. Ela foi construída no entroncamento da Avenida Beira Rio com a Rua Santos Dumont e foi concluída em dezembro de 2013. A obra ocupa uma área de 800 metros quadrados e foi executada pela empresa Andrade Construções Ltda.

  A unidade é habilitada como UPA de porte 1 para atender a uma população de cerca de 100 mil habitantes. O prefeito Nelson Guindani, a secretária da Saúde, Ivone Esquina, e a administradora da UPA 24h, Eugênia Buco, estão tratando da participação no repasse financeiro dos 11 municípios da região para abertura e manutenção da unidade. Entre eles estão: Água Doce, Catanduvas, Erval Velho, Ibicaré Lacerdópolis, Luzerna, Treze Tílias, Joaçaba, Vargem Bonita, Jaborá e Herval d' Oeste, atendendo uma população de mais de 96 mil habitantes. Ouro e Capinzal vão ser beneficiados com uma Sala de Estabilização que funcionará em Capinzal.

Segundo a secretária de Saúde, Ivone Esquina, a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) é parte do Sistema Municipal de Saúde e portanto a Secretaria de Saúde pode realocar equipamentos, mobília e materiais de procedimento. Conforme o setor de Planejamento da Prefeitura de Herval d’ Oeste o cadastro dos equipamentos e mobiliários para implantação da UPA teve início em 18 de junho de 2013 tendo aprovação de todos os itens em 24 de marco de 2014. Para a realização do processo licitatório a Prefeitura aguarda ainda o depósito do recurso no valor de aproximadamente R$ 600 mil para autorizar os fornecimentos, ainda sem prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é responsável por fiscalizar a obra e já fez vistorias no município.

O que é UPA?
Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Em Herval d’ Oeste, a média deve chegar a 200 atendimentos diários com um nível de resolutividade de 97%. Grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame serão atendidas na unidade. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA possui estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam o socorro, detalham o diagnóstico e se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas. As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Paula Patussi
Assessoria de Imprensa

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM