Acusados de espancar homem no centro de Herval irão a júri popular

Sentença de pronúncia foi proferida pelo juiz Alexandre Dittrich Buhr

Geral
10/04/2012

O juiz de Direito da Comarca de Herval D’ Oeste, Alexandre Dittrich Buhr, aceitou denúncia do Ministério Público e pronunciou cinco réus para serem submetidos a júri popular em Herval D’ Oeste. Everton Alves Araújo, 19 anos; Jeferson Moroni Gouterres, 19 anos; Jonas Lenon de Oliveira, 23 anos; Julian Lenon dos Santos, 21 anos e Mike Alves Ambrósio, 19 anos, são acusados de tentativa de homicídio contra Sérgio Guerres, 51 anos. O crime aconteceu no dia 07 de agosto de 2011, na rua Nereu Ramos, centro de Herval.

 Segundo o processo, os cinco participavam de um baile no Clube Hervalense e juntamente com pelo menos outros 10 jovens não identificados se desentenderam com a vítima em razão de uma dívida relativa à compra de crack que ele possuía com Everton, de modo que os acusados tentaram agredir a vítima. Contudo foram impedidos pelos seguranças do estabelecimento, que retiraram os retiraram do local e liberaram Guerres pela porta dos fundos do clube. Já fora do clube passaram a procurar e perseguir a vítima pela rua Santa Catarina e, ao chegarem na rua Santos Dumont abordaram violentamente Sérgio, passando a desferir chutes e socos contra o corpo dele, principalmente contra a cabeça.

 Ainda conforme os autos, os denunciados se armaram com uma tábua e com duas pedras com as quais passaram a golpear a vítima, chegando a partir a tábua ao meio. Diante da aproximação de populares que passavam pela rua os agressores fugiram do local, contudo Everton, Jeferson e Mike foram presos muito próximo ao local do crime, quando fugiram em um táxi, enquanto Jonas e Julian foram presos também na rua Santos Dumont enquanto fugiam a pé. Sérgio Guerres foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) em Joaçaba, e, posteriormente, transferido para a UTI do Hospital São Miguel, também em Joaçaba, após ter sofrido traumatismo craniano.

 No local a polícia da agressão a polícia recolheu dois pedaços de madeira com manchas de sangue e duas pedras, sendo que uma delas também continha sangue. O magistrado entendeu que o homicídio não aconteceu devido a aglomeração de populares e a informação de que a polícia estaria chegando, fazendo com que os acusados fugissem.

 “Verifica-se, portanto, que há nos autos elementos que provam a materialidade do crime de tentativa de homicídio, os quais são suficientes para se admitir a denúncia e se sujeitar os réus ao julgamento pelo Tribunal do Júri, até mesmo porque, há indícios suficientes de autoria com relação a todos os acusados”, diz trecho da sentença de pronúncia. Foi negado aos réus o direito de recorrer em liberdade, pois ficaram detidos no Presídio Regional de Joaçaba durante toda a tramitação do processo.

 Droga no banheiro do fórum

 Por volta das 16h do dia 17 de janeiro deste ano, Polícia Militar e agentes carcerários encontraram maconha no banheiro do fórum da comarca de Herval D’ Oeste. O fato aconteceu durante audiência dos cinco réus que foram levados do presídio regional de Joaçaba até o fórum para prestar depoimento no processo de tentativa de homicídio que respondem contra Sérgio Guerres.

Assim que chegaram ao fórum um dos presos pediu para ir ao banheiro. Prontamente ele foi encaminhado pelo agente carcerário. Ao retornar, outro preso também pediu para ir ao banheiro. Segundo o agente carcerário e um policial militar que acompanhavam a movimentação, houve um contato visual entre os dois detentos.

O segundo pedido foi recusado e ao vistoriar o banheiro do fórum, foi encontrado na lata de lixo um embrulho contendo aproximadamente 24 gramas de maconha. No depoimento, um adolescente teria sido apontado como a pessoa que levou a droga até o banheiro. A transação ilícita estaria programada, conforme a polícia, com objetivo de fazer a droga chegar ao interior do presídio.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM