Geral
05/04/2012
O governador Raimundo Colombo esteve nesta manhã em Joaçaba para dois atos oficiais: assinatura do projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa prevendo a criação da Região Metropolitana do Contestado. O outro foi a oficialização da implantação do Polo da Universidades do Estado de Santa Catarina em Joaçaba. O evento aconteceu no teatro Alfredo Sigwalt, reunindo diversas lideranças políticas e de entidades da região. Raimundo Colombo afirma que a região metropolitana fortalece os municípios:
A Região Metropolitana do Contestado abrangerá 45 municípios, das regionais de Joaçaba, Caçador, Campos Novos, Concórdia, Seara e Videira, pertencentes às associações dos municípios do Meio-Oeste Catarinense, do Planalto Sul de Santa Catarina, do Alto Vale do Rio do Peixe e do Alto Uruguai Catarinense, numa área de extensão de mais de 15 mil quilômetros quadrados, atingindo uma população de mais de meio milhão de habitantes.
Entre os principais benefícios com a criação da Região Metropolita, está o acesso a mais recursos para financiar a aquisição de moradia por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Outra vantagem será na telefonia, já que um telefonema feito de uma cidade para outra dentro da região metropolitana tem custo de uma ligação local. Além de facilitar a captação de recursos para o desenvolvimento regional planejado, turismo e saneamento básico regionalizado, parceria na destinação ordenada do lixo, consórcios e mobilidade urbana.
Quanto à Udesc, Joaçaba terá um polo de apoio presencial, ou seja, um centro de treinamento da universidade. Deverão ser três atividades principais: cursos de graduação financiado pelo Governo Federal; cursos tecnólogos financiados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); e extensão - que engloba conferências, palestras, cursos de 40 horas, levados nas diferentes áreas onde a universidade tem seus cursos de graduação. O governador ressalta que o Polo em Joaçaba tem importância no sentido de ajudar a alavancar o desenvolvimento da região:
Uma equipe técnica da Udesc está levantando os cursos mais adequados para o polo. A Udesc tem na área de educação à distância 5.370 vagas aprovadas pelo MEC e financiadas por ele. Dessas mais de mil já foram implantadas e credenciadas.
A escola de educação básica Iraí Zílio sediará os cursos. Um levantamento feito em Joaçaba aponta uma demanda de quatrocentas vagas. Inicialmente o curso de Pedagogia já foi aprovado no Ministério da Educação com recursos garantidos. Enquanto começa com esse curso a universidade vai continuar estudando a região para lançar novos cursos na modalidade de educação à distância.
O governador falou também sobre a Policlínica Regional Pública que será implantada no Meio-oeste, com sede em Herval D' Oeste:
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download