Polo da Udesc em Joaçaba ainda depende da aprovação do Capes

Informação foi repassada pelo reitor Sebastião Iberes Lopes Melo

Geral
22/03/2012

O polo da Universidade do Estado de Santa Catarina ainda depende de alguns passos para realmente sair do papel. A informação foi repassada em entrevista do reitor da Udesc, Sebastião Iberes Lopes Melo no final da tarde desta quarta-feira (20).Segundo ele, para Joaçaba está previsto um polo de apoio presencial, ou seja, um centro de treinamento da universidade. O detalhe é que deverão ser três atividades principais.

Em relação ao polo de apoio presencial, que oferece cursos de graduação financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em Brasília, já houve a aprovação no âmbito da Udesc e na Secretaria Estadual da Educação. “Estamos aguardando o resultado da CAPES que deve sair nos próximos dias”, estima.

Sobre o segundo grupo de atividades que são cursos tecnólogos financiados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no dia 29 de fevereiro a Udesc pediu o credenciamento junto à Secretaria Estadual da Educação e aguarda a manifestação. “Parece que já há um indicativo de aprovação porque o recurso vem do próprio Ministério da Educação (MEC)”, comenta.

Quanto às atividades de extensão - que engloba conferências, palestras, cursos de 40 horas, levado nas diferentes áreas onde a universidade tem seus cursos de graduação - já foram aprovadas pela pró-reitoria de extensão, cultura e comunidade. “Então está bem encaminhado e nós estamos aguardando essa resposta de Brasília e da Secretaria Estadual da Educação para podermos realmente lançar esse centro de treinamento em Joaçaba o mais rápido possível”.

  Graduação, cursos tecnólogos e educação à distância

 Sebastião Iberes Lopes Melo explica que para as atividades de extensão uma equipe técnica da Udesc irá levantar quais as mais adequadas para a cidade. “Vamos ver se a partir de agosto iniciamos com as atividades em Joaçaba”. Ele ressalta que a reunião realizada nesta quarta pelo Conselho Universitário não houve a aprovação do polo, pois, verificando a legislação interna foi constatado que como o financiamento é externo, o programa de extensão pode ser aprovado dentro da própria pró-reitoria e foi o que aconteceu anteriormente.

“Esse programa nós achávamos que precisaríamos levar ao Conselho Universitário, e verificamos que a pró-reitoria tem competência, pelo estatuto e regimento da universidade de criar esses programas, então ela já criou o programa dentro do comitê de extensão”.

 Estágio avançado para aprovação

 A Udesc tem na área de educação à distância 5.370 vagas aprovadas pelo MEC e financiadas por ele. Dessas mais de mil já foram implantadas e credenciadas. “O que nós precisamos agora, é só o credenciamento da cidade porque Joaçaba já se candidatou, colocou a escola Iraí Zílio à disposição e esse material está em Brasília agora em análise para credenciar o polo para vir os recursos”.

Melo pretende lançar em ato oficial o polo da Udesc em Joaçaba antes do dia 11 de abril, antes de encerrar o mandato à frente da reitoria. “A gente está organizando junto com o próprio governador do Estado, já tive audiência com ele, com as lideranças de Joaçaba, a gente fazer esse lançamento”.

Um levantamento feito em Joaçaba aponta uma demanda de 400 vagas do curso de Pedagogia já aprovado no MEC e com recursos garantidos. O reitor enfatiza que nada impede que no futuro sejam oferecidos outros cursos. Segundo ele, enquanto começa esse curso a universidade vai continuar estudando a região para lançar novos cursos na modalidade de educação à distância.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM