Geral
15/03/2012 Membros da Defesa Civil de Joaçaba e Herval D' Oeste se reuniram no final da tarde desta quarta-feira (14) para assinar o decreto de situação de emergência em função da estiagem que afeta a região. Os encontros foram realizados simultaneamente com a participação dos representantes das administrações municipais. A medida foi tomada em conjunto devido às perdas causadas principalmente na agricultura verificados em um levantamento realizado no interior.
JOAÇABA
O diretor de Agricultura, Irineu Meneghini, comenta que o decreto vai facilitar a busca de recursos para auxiliar os produtores rurais do município. Ele percorreu o interior do município verificando a situação das lavouras. “Vamos repassar os dados ao secretário da Agricultura do estado, João Rodrigues, ver se nós conseguimos prorrogação das dívidas ou até o abatimento para os produtores”. Ele ressalta que também irá tentar viabilizar sementes de aveia e azevém para o plantio de inverno. As perdas na cultura do milho giram em torno de 60% em algumas lavouras, soja até 40% além da dificuldade de água no interior. “Joaçaba foi beneficiada com três poços artesianos e vamos tentar agilizar a perfuração deles, bem como ver da possibilidade de se implantar sistemas de cisternas nas propriedades do interior”.
HERVAL D' OESTE
Um levantamento aponta que as perdas são significativas principalmente nas lavouras de milho e nas pastagens, produzindo efeito também no leite. O secretário de Agricultura, Gilmar Dri, afirma que a partir desta quinta-feira inicia o transporte de água para consumo de algumas famílias afetadas pela seca. “O nosso interior mais uma vez tem sido afetado pelas condições climáticas e novamente o agricultor vem sofrendo com a falta de chuva”. Por maioria absoluta os membros da Comissão Municipal de Defesa Civil concordou que fosse assinado o decreto de situação de emergência, tendo em vista que algumas propriedades estão enfrentando grande dificuldade com a falta de água. “Temos uma grande região sendo abastecida com poços artesianos, mas outra parte do município não possui essa cobertura e as dificuldades são muito grandes”.
Dri circulou pelo interior do município juntamente com a técnicos da Epagri acompanhar de perto a problemática. Ele estima que as perdas no milho chegam a 50%. As pastagens estão se tornando de baixa qualidade prejudicando inclusive a silagem. A produção de alfafa também está sendo afetada. “Temos uma equipe de plantão para auxiliar os agricultores. Aqueles que foram atingidos pelo granizo investiram na cultura do milho e estão vendo a safra perdida pela estiagem”. Dri orienta que os produtores quem tem financiamento bancário para que tentem a prorrogação de dívida. O município também irá pleitear junto ao governo do estado a perfuração de poços artesianos. A manutenção de estradas foi interrompida temporariamente devido à seca para não causar ainda mais transtorno aos produtores.
LUZERNA
O município havia decretado situação de emergência já na segunda-feira, dia 12. O prefeito Norival Fiorin salienta que a medida tem como objetivo amenizar a situação nas famílias residentes no campo. “ Nós determinamos em função dos inúmeros pedidos de água em aviários, chiqueirões, para o gado e no próprio consumo de muitas famílias no interior, também a perda considerável nas pastagens e na produção do leite”. Fiorin salienta que a seca tem causado grande prejuízo.
Ele solicitou um levantamento completo das lavouras que tiveram perdas. “Temos duas retroescavadeiras para abertura de fontes de água. Esse é um trabalho emergencial para amenizar a dificuldade do homem do campo”. Fiorin acredita que o governo do estado possa oferecer algum auxílio para que a Prefeitura possa estender os benefícios aos agricultores.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download