Geral
14/03/2012 Mais uma vez a estiagem está causando prejuízos aos agricultores do Meio-Oeste Catarinense. A reportagem da Rádio Catarinense percorreu na tarde desta terça-feira (13) as principais comunidades do interior do município de Joaçaba e pode comprovar a situação.
A falta de chuva, há quase 30 dias, atinge diretamente as lavouras de milho e soja. Por falta de umidade no solo as plantas não se desenvolvem e acumulam perdas que chegam a mais de 60% em algumas propriedades. Para evitar prejuízos ainda maiores, muitos produtores acabam usando as lavouras para formação de cilagem, mesmo que de baixa qualidade.
Levantamento da Diretoria de Agricultura da prefeitura de Joaçaba mostra que a situação mais crítica é nas comunidades próximas aos distritos de Santa Helena e Nova Petrópolis. As nascentes naturais estão fracas e até mesmo a água para o trato dos animais já começa ficar escassa. Muitos açudes estão com nível de água baixo e se não chover de forma significativa nos próximos dias a situação deverá agravar-se ainda mais.
O agricultor NELSON CORSO é uma das vítimas da estiagem. Ele conta o drama enfrentado com a falta de água e contabiliza até o momento prejuízo superior a R$ 40 mil somente com a lavora de milho. Na propriedade dele as perdas se aproximam dos 100%. Ou seja, o agricultor perdeu quase tudo que plantou e teme agora que possa faltar água para os aviários:
Na Linha Ficagnha a reportagem da Rádio Catarinense entrevistou o agricultor CLAUDINO PASTORE. A falta de chuva já provocou uma quebra de 50% na safra de milho. O produtor aguarda agora que o município decrete situação de emergência para que ele possa usufruir de alguns benefícios concedidos pela rede bancária em razão da estiagem:
A diretoria de agricultura e o setor de comunicação da prefeitura realizaram levantamento fotográfico para apurar a situação da estiagem nas comunidades do interior do município. As fotos serão apresentadas aos integrantes da Defesa Civil ainda esta semana. A tendência é de que o município decrete situação de emergência. O diretor IRINEU MENEGHINI relata as áreas mais afetadas e fala sobre as providências que serão tomadas:
A reunião da Defesa Civil de Joaçaba está marcada para as 17hs desta quarta-feira.
Diretor de Agricultura de Joaçaba mostra consequências da estiagem no milho:
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download