Eleição da Mesa Diretora na Câmara de Herval causa racha na bancada do PSDB

Partido divergiu na votação e criticou aliança do PMDB com o PSD

Geral
01/01/2013

   Com o plenário lotado foram empossados na manhã desta terça-feira (1º) o prefeito, vice e os 11 vereadores eleitos dem 7 de outubro de 2012 em Herval d' Oeste. A solenidade iniciou ás 9h na Câmara de Vereadores. O prefeito Nelson Guindani (PSD) tomou posse para o segundo mandato consecutivo. Agora ele tem como vice o ex-secretário de Educação Ricardo Nodari (PT). Na gestão passada o companheiro de administração era Adair Ceron (PT) que perdeu nas prévias do partido. A sessão foi conduzida pelo vereador Gilmar José Dri (PSD), o mais votado no último pleito. O também pesedista Leonardo Mascarello foi convidado a secretariar os trabalhos da 15ª Legislatura.

  A dupla deu posse aos vereadores Everton Parisenti (PMDB), Tomaz Conrado, o Tomate (PMDB), Juarez de Souza (PMDB), Jean Patrick Giusti (PSDB), Davi José Froza (PSD), Euclides Filipin, o Clidão (PSDB), Osni de Ávila (PSD), Vanderlei Antunes da Silva (PRB) e Adelar Provenci (PSDB).  Em seguida foi a vez do vice-prefeito e prefeito. Todos fizeram o juramento individual perante às bandeiras nacional, estadual e municipal. Fizeram uso da palavra, além do presidente da sessão, o prefeito, o vice e os vereadores Juarez de Souza, Tomaz Conrado e Jean Patrick Giusti. Antes do término da  o presidente da sessão, o prefeito e o vice receberam um lembrança dos organizadores da sessão, bem como as respectivas esposas. Em seguida o prefeito, vice, familiares e convidados se dirigiram à Prefeitura para a assinatura do livro de posse.

 Mesa Diretora

 Os discursos amistosos durante a solenidade de posse foram deixados de lado após 20 minutos de intervalo e a definição da mesa diretora para 2013. A expectativa era para a composição entre PMDB e PSDB, que totaliza seis votos, que coligaram na última eleição. O Legislativo tem quatro bancadas partidárias, sendo quatro vereadores do PSD, três do PSD, três do PMDB e um do PRB. Uma chapa apenas foi inscrita, encabeçada por Gilmar José Dri (PSD), tendo como vice-presidente Tomaz Conrado (PMDB), 1º secretário Leonardo Mascarello (PSD) e 2º secretário Jean Patrick Giusti (PSDB). A chapa foi eleita, porém, não por unanimidade. Foram nove votos favoráveis e duas abstenções dos vereadores Adelar José Provenci e Euclides Filipin, ambos do PSDB.

  A composição causou um racha na bancada tucana a partir do entendimento do PMDB com o PSD e a inclusão de um vereador da sigla. Tanto Provenci quanto Filipin dispararam duras críticas à conduta do PMDB e afirmaram que a aliança entre representantes de partidos que disputaram a eleição em lados opostos dificilmente vingará. O vereador Jean Patrick Giusti rebateu dizendo que fez valer a melhor opção para a comunidade, no entendimento de que não se deve levar em conta interesses pessoais e atritos entre os partidos. Resta saber o posicionamento dos vereadores a partir do primeiro bloco de sessões marcado para os dias 19, 20 e 21 de fevereiro. Com a eleição da chapa presidida por Gilmar Dri, o prefeito Nelson Guindani que governou os últimos quatro anos com forte oposição no Legislativo, terá maioria folgada, o que deverá representar a aprovação com tranquilidade de projetos de interesse do Executivo.

 

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM