Curso de Medicina realiza exames gratuitos de Prevenção ao Câncer de Pele

Campanha acontecerá neste sábado (24) no AMU em Joaçaba

Geral
24/11/2012

   Neste sábado (24) um grupo estudantes de Medicina da Unoesc está participando da 5ª Campanha Regional de Prevenção ao Câncer de Pele. Até às 15h eles estarão no Ambulatório Médico Universitário (AMU) passando orientações sobre a doença e realizando exames clínicos, sob a supervisão dos professores Roberto Rheingantz da Cunha Filho e Roberta Zanella, que são médicos dermatologistas e responsáveis pela ação. Havendo diagnóstico suspeito de câncer de pele, os pacientes poderão agendar a biópsia, cirurgia ou o tratamento necessário. Serão realizados até 100 atendimentos gratuitos neste sábado, voltados a pessoas de toda a região. Os organizadores da ação sugerem aos interessados que agendem o atendimento, o que pode ser feito na unidade de saúde do bairro e cidade em que mora ou diretamente no AMU, pelo telefone 49 3551 2177.

Câncer de Pele
Os cânceres de pele são muito comuns no Brasil (25% dos tumores malignos diagnosticados), e a maioria ocorre por causa do excesso de exposição aos raios ultravioleta do sol. Eles podem ser de vários tipos. Os mais comuns são os carcinomas (carcinoma basocelular e carcinoma epidermoide) com incidência mais alta, porém menor gravidade, e os melanomas que, apesar de menos frequentes, são mais graves por causa do risco de metástases aumentado. Pessoas com história familiar da doença, de pele e olhos claros, cabelos loiros ou ruivos, albinas, as que se expõem ao sol e a agentes químicos excessivamente e têm muitas pintas constituem a população de maior risco para desenvolver a doença.

Sintomas
A lesão maligna de pele geralmente é rósea, avermelhada ou escura, e apresenta crescimento lento, mas progressivo. Também pode ter o aspecto de ferida que não cicatriza, ou de pintas que crescem devagar, mas que coçam, sangram ou apresentam alterações de cor, consistência e tamanho (geralmente maior que 6 mm). Outras características importantes dessas lesões são a assimetria e as bordas irregulares. Como os cânceres de pele podem apresentar características diversas, a pessoa deve procurar um médico sempre que notar uma lesão nova ou quando uma lesão antiga sofrer algum tipo de modificação.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM