Geral
14/11/2012 O Centro de Referência e Assistência Social de Joaçaba (CREAS) fez um diagnóstico amplo do uso de drogas envolvendo adolescentes na faixa etária de 12 a 18 anos. Os dados, que foram divulgados a comunidade nesta quarta-feira (14) na Câmara de Vereadores, foram coletados em praticamente todas as escolas do município entre 2010 e 2011. Foram entrevistados 1.546 adolescentes dos ensinos fundamental e médio. Apenas duas escolas não participaram do estudo. O objetivo do trabalho foi verificar o uso de drogas, identificar a maior incidência em se tratando de faixa etária, bairros onde há o maior consumo e definir políticas eficazes para mudar a realidade.
Os dados servem de alerta a comunidade, pois mostram que os adolescentes estão tendo contato muito cedo com as drogas. Na pesquisa há relatos de casos onde o primeiro contato com o álcool aconteceu entre 9 e 10 anos e em famílias com bom nível de escolaridade. 64% dos entrevistados (989) declararam que já ingeriram álcool e 77% (1.190) que já utilizaram maconha.
A maior incidência de uso de drogas é no bairro Santa Teresa, que é o maior bairro do município de Joaçaba. Além do álcool e a maconha, verificou-se o consumo significativo de crack, cola, cigarro e lança perfume. Quanto ao crack adolescentes declararam que pelos menos 1 a 2 vezes já utilizaram a droga. Outro indicador que chamou atenção das pesquisadoras é o fato de que geralmente o primeiro contato com o álcool acontece no ambiente familiar. O álcool é a porta de acesso para as demais drogas que podem ser adquiridas com muita facilidade.
A partir das constatações da pesquisa, o Centro de Referência e Assistência Social de Joaçaba pretende desenvolver políticas públicas, atuando na prevenção. A intenção é nos próximos dias promover palestras em escolas e distribuir material gráfico alertando as famílias. Uma cartilha de alerta já foi produzida.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download