Morre em Treze Tílias um dos principais escultores do município

Godofredo Thaler, 72 anos, foi vítima de um ataque cardíaco

Geral
14/11/2012
Morre em Treze Tílias um dos principais escultores do município

   Morreu na manhã desta quarta-feira (14) um dos mais importantes e renomados escultores de Treze Tílias. Godofredo Thaler, neto de Andreas Thaler, fundador da cidade, foi vítima de um ataque cardíaco aos 72 anos.

  Godofredo Thaler era é o mais conhecido da generosa safra de artistas plásticos nascidos no "Tirol Brasileiro". Mais de 200 de suas estátuas enormes adornam igrejas e salas de colecionadores de arte do Brasil e de outros países. Godofredo era especialista em esculturas sacras, de todas as formas e tamanhos, pródigas em criatividade e beleza, que são conhecidas no mundo todo. O Cristo da Catedral Santa Teresinha de Joaçaba, com 4 metros de altura, é uma de suas obras.

  O corpo está sendo velado em sua residência na rua Leoberto leal, 260. O sepultamento acontecerá nesta quinta-feira às 10h.

Godofredo Thaler

   Gotfredo Thaler nasceu em Treze Tílias em 1º de fevereiro de 1940. Neto do fundador da cidade Andreas Thaler, é o segundo filho de Andrä Thaler, que veio da Áustria com seu pai, aos 18 anos, ajudar na construção da nova terra.  Agricultor com alma de artista, que nas horas de folga esculpia e pintava, Andrä incentivou o filho a seguir a carreira artística, depois de reconhecer nele um talento nato, ao ver a obra que esculpira com apenas dez anos de idade.Gotfredo seguiu os conselhos do pai, e com talento, perícia e muita sensibilidade subtraiu da madeira os excessos e transformou um rústico tronco de cedro em figuras sacras monumentais. Em 1967 foi para a Áustria conhecer a terra natal de seus pais e também aperfeiçoar as suas técnicas de escultura. Trabalhou ao lado do famoso prof. Bachlechner. São anos de profissão dedicados à escultura, principalmente à Arte Sacra, durante os quais esculpiu mais de 300 obras que decoram Igrejas de todo o Brasil. A mais famosa é o Cristo Crucificado de 4 m da Igreja Dom Bosco, em Brasília – DF. O escultor ensinou a arte da escultura para as filhas e duas seguem a tradição: Ingrid e Ellen. 

Fotos: Arquivo Familiar

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
[email protected]

Estudio:
[email protected]

Jornalismo:
[email protected]

Gerência:
[email protected]

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM