Geral
12/11/2012 Os técnicos do Instituto Geral de Perícias, Leandro Paniago Moreira e Alexandre Cazu Tobolt, participaram no sábado do Programa Pontos de Vista da Rádio Catarinense. Os peritos falaram sobre o processo de transferência do IGP, instalado atualmente junto à Delegacia Regional de Polícia, na rua Tirandes, para o prédio onde funcionava a Advocacia Geral de União, na rua Salgado Filho, com acesso à rua Norino Rótulo. Moradores e proprietários de imóveis nas imediações do Hospital Universitário Santa Terezinha contestam a transferência e organizaram um abaixo-assinado, entregue à Prefeitura, que impeça a instalação do órgão, sob o pretexto de que haverá mau cheiro, contaminação por efluentes e aumento na movimentação de viaturas.
Recente reunião do Conselho de Desenvolvimento Municipal, foi constatado que o Plano Diretor e a Lei do Zoneamento de Joaçaba permite a instalação de órgãos institucionais em qualquer área do município. Durante o programa os peritos responderam ao questionamento da produção do programa e de ouvintes. Na entrevista os técnicos explicaram que a definição do local aconteceu depois que técnicos da Secretaria de Estado da Segurança Pública em Florianópolis vieram a Joaçaba para analisar três imóveis que se enquadravam nas necessidades do IGP. A escolha foi feita pelo secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, dentro dos aspectos técnicos. Em meio ao impasse, o perito Alexandre Cazu Tobolt, afirma que não haveria necessidade de uma consulta popular. Entretanto, o perito destaca que, mesmo assim o órgão abriu o diálogo com a comunidade. Alexandre Tobolt ressalta que, caso seja apresentado pelos moradores um estudo técnico que comprove haver um local mais adequado e que atenda às requisições do órgão, o IGP acataria uma mudança para outro prédio que não seja o da antiga AGU:
Ouvir
Nesta manhã, a Central de Jornalismo da Rádio Catarinense manteve contato com o advogado Germano Bess, que representa os moradores que não querem a mudança do IGP para a rua Salgado Filho. Ele revelou que um imóvel, de mil metros quadrados localizado na Cidade Alta, proximidades do novo terminal rodoviário, foi apresentado aos peritos como opção para abrigar o IGP:
Ouvir
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download