Câmara de Joaçaba aprova projeto que proíbe animais em circo

Projeto segue para sanção do prefeito Rafael Laske

Geral
09/11/2012

   A Câmara de Vereadores do município de Joaçaba aprovou na noite desta quinta-feira (08) o projeto de lei 007/2012 que proíbe a apresentação e exibição de animais em circo. O projeto foi aprovado por maioria, com cinco votos à favor da proibição e duas abstenções dos vereadores Luis Vastres e Mário Wolfart. Circos que por ventura venham se instalar no município no futuro não poderão mais usar os animais nos números. O publico, muitas vezes atraído pelos elefantes que sobem em banquinhos, macacos que fazem diversos truques, cachorros que dançam e tigres que pulam por arcos de fogo, vai ter que se acostumar com outro tipo de espetáculo.

Audiência pública
   O projeto foi alvo de uma audiência pública realizada este ano no mês de agosto em Joaçaba. Na ocasião 58 pessoas foram favoráveis à proibição de animais, duas contrárias e duas se abstiveram de votar.

Próximo passo
   
Para entrar em vigor a proibição o projeto de lei precisará ser sancionado pelo prefeito Rafael Laske. Ainda esta semana o projeto será encaminhado ao poder executivo. Ele é uma iniciativa dos vereadores Ademir Zanchetta (PT), Sueli Ferronatto (PT), Fabiano Piovesan (PV) e André Dalsenter (PV).

História
A história dos animais no circos remonta da Roma Antiga, quando eram exibidas corridas bigas, espetáculos de animais domesticados, encenação de batalhas, acrobatas e malabaristas. Durante os séculos o circo evoluiu e as companhias itinerantes com artistas de diversas classes andam mundo afora armando suas barracas de lona e apresentando seus espetáculos que fizeram e fazem a alegria dos expectadores. Entretanto a evolução também trouxe a consciência do sofrimento dos animais que são presos nos circos, e muita controvérsia se gerou em torno do tema, de tal forma que aos poucos o uso de animais no circo tem sido abandonado de forma gradativa, e em alguns estados brasileiros seu uso é proibido como Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraiba e Rio de Janeiro. Agora chegou a vez de Joaçaba também proibir a prática.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM