Geral
25/10/2012 Em Santa Catarina cerca de três mil pessoas desaparecem por ano. Na tentativa de diminuir este número, a Polícia Militar lançou na tarde desta quarta-feira, em Florianópolis, o programa SOS Desaparecidos. A inciativa, inédita no país, contará com a capacitação de policiais e de um site exclusivo para que familiares divulguem informações das vítimas. No último dia 18, em Palhoça, a mãe Neicleide de Souza pôde voltar a dormir tranquilamente depois que sua filha de 13 anos, desaparecida há uma semana, foi encontrada pela Polícia Militar, em São José, na Grande Florianópolis. Assim como ela, milhares de famílias sofrem a angústia de procurar por parentes que desaparecem do convívio familiar.
De acordo com a Polícia Militar cerca de 200 mil pessoas desaparecem por ano no Brasil , destes, 40 mil são crianças. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Nazareno Marcineiro, explica que a ferramenta virtual servirá como um facilitador, onde familiares poderão enviar fotos e informações que auxiliem na localização de parentes. Um policial treinado irá receber as informações, que serão confirmadas e depois divulgadas no site e para todos os policiais do Estado. A PM não poderia se calar diante de tanto sofrimento e angústia, gerados pelo desaparecimento. Nossos policiais estão nas ruas diariamente e já era tempo da PM se engajar nesta busca _ destaca.
Todos os casos de desaparecimentos no Estado, serão encaminhados à coordenadoria criada pela Polícia Militar, que segundo Marcineiro, não vai depender da contratação de um número maior de policiais. As solicitações serão recebidas e distribuídas à equipe, além de divulgadas pela internet. Segundo o coordenador do programa, o major Marcus Roberto Claudino, policiais estão sendo treinados para dar um retorno rápido as famílias.
_ Não precisamos esperar 24h após o desaparecimento, como era feito antes. As informações serão confirmadas e divulgadas no site, que será atualizado constantemente _ explica o coordenador. Mães, familiares e representantes de Ongs envolvidas na busca de pessoas desaparecidas estavam presentes no evento de lançamento, no Batalhão da Polícia Militar e comemoraram a iniciativa.
_ Até então trabalhávamos de forma individual, não tínhamos a quem recorrer e as buscas paravam no Boletim de Ocorrência na delegacia. Hoje nossa esperança que as informações vão estar sendo divulgadas para todos os policiais _ disse Amanda Boldeke, coordenadora da Ong Desaparecidos do Brasil.
Serviço: SOS Desaparecidos
site: www.pm.sc.gov.br/desaparecidos
Telefones: 0800 481717 / 190 / Plantão 24h: (048) 8813 9451
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download