Geral
22/10/2012 O bombeiro aposentado Silvio Duarte, que reside em Joaçaba, se tornou o primeiro homem do planeta a dar a volta à Índia. O projeto "Pedalando na Índia" encerrou neste mês de outubro. Com 15 quilos a menos e com muita história na bagagem, Silvio Duarte retornou ao Brasil no último dia 16 de outubro depois de 4 meses de aventura.
Nesta segunda-feira (22), em companhia do irmão Nelson Duarte, ele visitou a Rádio Catarinense AM-FM onde concedeu entrevista ao vivo relatando parte do projeto. O ciclista pedalou 10.622 quilômetros passando por 18 estados Indianos e por mais de 500 cidades. Foram 614 horas e 53 minutos na estrada enfrentando situações extremas como temperaturas próximas dos 40 graus e entre 05 e 10 graus em outras regiões. Pedalando e média 100 quilômetros por dia, Silvio Duarte ficou apenas 3 dias parados em razão de uma infecção intestinal e também de uma lesão. Dormiu em hotéis, nas margens de estradas, em casas abandonadas, mas sempre ao lado da sua inseparável companheira: a bicicleta. Superou muitos obstáculos, mas não conseguiu vencer a discriminação. Em muitos hotéis não foi aceito simplesmente pelo fato de ser um ciclista, pertencendo teoricamente a uma 'casta" inferior ( sistema de castas da Índia é uma divisão social importante na sociedade).
Mas por outro lado, conheceu pessoas maravilhosas e uma cultura onde a honestidade do povo o surpreendeu em muitos momentos. Para se ter uma ideia, a bicicleta, quando ele chegava nas cidades, ficava simplesmente estacionada sem correntes ou pessoas cuidando enquanto ele resolvia algumas situações ou descansava nos poucos hotéis que o receberam. Silvio Duarte também conheceu um povo sofrido que vive na miséria extrema e no meio de muita sujeira. Trânsito confuso onde a buzina dos veículos parece ser a coisa mais importante, pois é acionada a todo momento como se fosse um instrumento de diversão. Diversão que por sinal não foi visualizada em nenhum momento da viagem. Escolas sem quadras esportivas e crianças trabalhando desde cedo foi a realidade chocante na Índia.
A aventura está retratada em mais de 6 mil fotos e vai se transformar num livro que será escrito pelo professor universitário Nilson Ouriques.Um dos momentos marcantes foi uma conversa com uma jornalista. Em tom de descontração, Silvio perguntou para a jornalista: Que tal você morar num país sem sujeira e sem buzina? A jornalista mais que depressa devolveu a pergunta no mesmo tom: E que tal você morar num país sem corrupção e violência? Um diálogo que com certeza renderia muitas linhas de debates.
Menos de uma semana no Brasil, Silvio Duarte já anunciou uma nova aventura para 2013. Desta vez ele pretende fazer o trajeto entre Buenos Aires e a Bolívia, mais 10 mil quilômetros em vista. No próximo sábado (27) Silvio Duarte participará do programa Ponto de Vista da Rádio Catarinense onde vai contar sua aventura. O programa começa as 12h. Clique aqui e confira uma galeria de fotos da aventura.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download