Geral
22/10/2012 A ponte Alfredo Ítalo Remor na Br-282 em Joaçaba “está esbanjando saúde”. A afirmação foi feita pelo engenheiro Augusto Tosi, especialista em pontes, contratado pelo DNIT para fazer uma inspeção minuciosa no local. O trabalho foi realizado nesta segunda-feira (22) e foi motivado pelas reclamações de usuários que questionavam o estado precário de conservação do pavimento. A ponte com 330 metros de extensão, que tem 36 anos, recebe diariamente um grande fluxo de veículos, principalmente de caminhões que se deslocam do Oeste para o Litoral e vice-versa.
Técnicos do DNIT suspeitavam que a deteriorização do pavimento pudesse estar comprometendo a estrutura, até mesmo gerando risco para os usuários. O engenheiro inspecionou toda extensão da ponte internamente verificando principalmente vigas e lages e não encontrou nenhum ponto significativo em se tratando de problemas. O trabalho no período da tarde foi acompanhado pela reportagem da Rádio Catarinense. Em apenas um local verificou-se um pequeno e insignificante problema que não compromete a estrutura da ponte.
O laudo final deverá ficar pronto em 30 dias, mas o engenheiro durante entrevista a Rádio Catarinense antecipou que a ponte está em perfeito estado de conservação em se tratando da estrutura. Ele deverá recomendar apenas a recuperação do pavimento para garantir a manutenção da ponte, evitando desta forma problemas futuros. Questionado sobre a autonomia da ponte Alfredo Ítalo Remor, o engenheiro Augusto Tosi disse que no Brasil existem pontes com mais de 100 anos de existência em perfeito estado de conservação. Ele fez questão de ressaltar a importância do trabalho de manutenção do pavimento o que deverá ocorrer no prazo máximo de 6 meses.
Um barco foi utilizado para verificação externa da estrutura.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download