Comitê identifica espécies migratórias no Rio do Peixe em Joaçaba

Levantamento revela mais de 60 espécies de peixes

Geral
18/10/2012

    Órgãos ambientais e de defesa do meio ambiente estão atentos no combate à pesca durante a Piracema, período de desova dos peixes que ocorre entre os meses de outubro e março. Os peixes que migram para reprodução precisam nadar contra a correnteza em uma subida árdua até as cabeceiras dos rios, para se reproduzirem. O comitê da bacia hidrográfica do Rio do Peixe aconselha que empreendimentos com fim de exploração dos recursos hídricos não prejudiquem a reprodução das espécies. O médico veterinário da Epagri, Clóvis Segalin, que atua há mais de 30 anos com piscicultura, explica que no Rio do Peixe são oito pequenas centrais hidrelétricas, sendo que cinco possuem escadas para movimentação de cardumes no período de piracema. Com esse propósito, foi criado o Projeto Piracema, Uma Escada para a Vida, com intenção de promover a não interrupção do fluxo migratório das espécies:
Ouvir

 Clóvis Segalin destaca como um grande avanço a iniciativa dos proprietários de PCHs construírem as escadas nas barragens para a migração contínua de cardumes. Ele ressalta que o monitoramento das espécies no Rio do Peixe que é feito ao longo de aproximadamente cinco anos constatou o surgimento de diversas espécies migratórias:
Ouvir

  O médico veterinário da Epagri afirma que no início do monitoramento foram catalogados 48 espécies no Rio do Peixe, número este que saltou para 64 atualmente. Segundo Clóvis Segalin, o monitoramento deve continuar no mínimo por mais três anos. Ele acredita que deva haver 80 espécies e adianta que ao final do acompanhamento será publicado um catálogo com as espécies existentes no Rio do Peixe. Clóvis Segalin explica o funcionamento das escadas para movimentação de cardumes e enfatiza que espécies de outras regiões já povoam o rio na região de Joaçaba:
Ouvir

  A pesca durante o período da piracema é crime, e pode resultar em prisão e pagamento de multa.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM