Série de fugas no CASEP em Joaçaba provoca reunião de emergência

ONG ameaça suspender atendimento caso reivindicações não sejam atendidas

Geral
16/10/2012

    Está se tornando cada vez mais preocupante os casos de fugas e falta de segurança no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório de Joaçaba, o CASEP. No dia 13 de setembro quatro adolescentes do litoral catarinense fugiram do antigo CIP de Joaçaba. Os adolescentes cumpriam medida socieducativa por assalto a mão armada, latrocínio (matar para roubar) e homicídio. No dia 29 de setembro, três adolescentes fizeram reféns funcionários do CASEP. Os adolescentes provenientes de cidades do Litoral do Estado, estavam armados com foices e pedaços de pau, fazendo reféns os funcionários do CASEP. Na fuga levaram um veículo de propriedade de um dos monitores. Os reféns só conseguiram se libertar seis horas depois. No sábado passado, dia 13, a rotina de fugas teve sequência no Casep de Joaçaba. Mais três menores infratores renderam um monitor e em seguida se apropriaram de um veículo Fiesta de propriedade do monitor, e fugiram sentido litoral do Estado. Próximo ao município de Vargem o condutor do veículo se perdeu numa curva e capotou o carro. Após a saída de pista os menores seguiram fuga, sendo que um deles foi recapturado pedindo carona nas proximidades do acesso à comunidade do quilômetro 20 em Joaçaba. Diante das promessas do Estado em investir nas unidades, a desativação de unidades no Litoral e o encaminhamento de infratores da região litorânea para o interior do Estado fez a União das Associações de Moradores de Bairros de Curitibanos, Organização Não Governamental (Ong), ameaçar abandonar o atendimento no Casep de Joaçaba. A situação foi exposta nesta manhã pelo presidente da Ong, Dorneli Luiz Sirena. Ele conta que uma reunião de emergência foi realizada nesta segunda-feira na sede da Ong em Curitibanos, com a presença do administrador do Casep de Joaçaba, José França. O presidente da União das Associações de Moradores de Bairros de Curitibanos, revela o que foi tratado na reunião de ontem:
Ouvir

   O presidente da Ong que administra o Casep de Joaçaba ressalta que haverá uma reunião em Florianópolis nesta quinta-feira com representantes da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, onde serão reivindicadas ações do Governo do Estado que visem adequar a realidade das unidades no Estado, incluindo a de Joaçaba:
Ouvir

  O juiz corregedor da Vara da Infância e Juventude na comarca de Joaçaba, Alexandre Dittrich Buhr, também demonstrou preocupação com os problemas enfrentados no Casep de Joaçaba, que possui capacidade para abrigar somente 12 adolescentes. O magistrado aponta os fatores principais:
Ouvir

   O juiz Alexandre Dittrich Buhr faz uma avaliação do atendimento prestado pela Ong de Curitibanos no Casep de Joaçaba:
[audio4]

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM