Joaçabense desenvolve avião não tripulado para monitorar rios em épocas de cheias

Protótipo ficará pronto em março do ano que vem

Geral
02/10/2012

   Um projeto desenvolvido na Incubadora da Unoesc Joaçaba promete auxiliar órgãos como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental a tomar medidas de prevenção às enchentes. O projeto consiste na criação de um veículo aéreo não tripulado, de sigla VANT, que foi contemplado pelo Governo do Estado através da Fapesc e Sebrae, com recursos do programa Sinapse da Inovação. O autor do projeto é Bruno Ricardo Massucato. Ele conta que é o terceiro ano que o Sinapse da Inovação é aplicado no Estado. Nesse ano foram 1.098 ideias inscritas, sendo que o projeto de Bruno Massucatto está entre os 100 contemplados. Ele revela que o o VANT tem por objetivo fazer o monitoramento de rios e afluentes, principalmente em áreas de Vale, onde é muito comum a ocorrência de enchentes. Bruno Massucatto reitera que as informações colhidas permitirão o conhecimento consistente da situação para auxiliar na tomada de decisões estratégicas relacionadas com as cheias:
Ouvir

   A parte eletrônica do veículo aéreo não tripulado é importada do Canadá. Bruno Massucato salienta que o protótipo deverá estar pronto a partir de março do ano que vem, podendo ser utilizado também para fins militares.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM