Unoesc decide não aderir ao PROIES

Adesão ao programa traria prejuízos à universidade

Geral
26/09/2012

   A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) decidiu não aderir ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies). A decisão foi tomada na sexta-feira em assembleia geral, após um estudo que apontou que a adesão ao programa traria prejuízos à Universidade. Entre os prejuízos apontados no estudo, está a utilização de índices diferentes para a correção do valor cobrado pela Receita Federal e do valor das bolsas de estudo que seriam oferecidas pela Universidade como pagamento. O Proies prevê que o valor cobrado seja corrigido pela Selic, enquanto as bolsas de estudo pela inflação. Como, historicamente, o índice da Selic é maior que o índice da inflação, a dívida continuaria crescendo a tal ponto que em 15 anos, ao término do pagamento do valor cobrado hoje (que é de aproximadamente R$ 145 milhões), a Unoesc ainda precisaria pagar cerca de R$ 134 milhões aos cofres federais. Também pesou o fato de os critérios exigidos para que os estudantes possam receber uma bolsa do Proies serem iguais aos exigidos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Atualmente, existe ociosidade de vagas no Prouni, o que quer dizer que a Universidade teria dificuldade em destinar as bolsas de estudo do Proies.

   O diretor executivo da reitoria da UNOESC, Alciomar Marin, explicou os motivos que levaram a UNOESC não aderir ao programa:

Ouvir

   O diretor executivo da UNOESC garante que a decisão de não adesão ao programa de estímulo à reestruturação e ao fortalecimento das Instituições de Ensino Superior não vai causar prejuízos aos acadêmicos:
Ouvir

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM