Vagas para estacionamento de motos preocupa autoridades em Joaçaba

Frota em Joaçaba, Herval e Luzerna é de 8.500 motocicletas

Geral
13/09/2012

   As vagas para estacionamento de motocicletas em Joaçaba tem se tornado escassas devido ao aumentado considerável desses veículos nos últimos anos na região. De acordo com a diretora de Trânsito de Joaçaba, Ana Paula Bilibio, quando foi realizado o processo licitatório para concessão do serviço público de exploração do estacionamento rotativo, já havia um número limitado de vagas para as motocicletas. Ela explica que as motos não precisam pagar para estacionar, por isso a dificuldade do departamento em tirar mais vagas dos carros que pagam. “No caso a administração estaria no caso prejudicando e descumprindo com o contrato que foi pactuado com a CDL que é a exploradora do estacionamento rotatitvo”.

   Devido às facilidades para aquisição, o número de veículos automotores sobre duas rodas no Estado aumentou consideravelmente, chegando à marca, segundo dados do Detran, de 1 milhão de veículos a mais circulando nas ruas e estradas catarinenses. Edson Moshamer, supervisor do Ciretran em Joaçaba, informa os números sobre esse incremento no trânsito na região, principalmente em Joaçaba, Herval d'Oeste e Luzerna. “Realmente, o número de veículos registrados nos últimos anos, principalmente nos últimos meses, nós podemos dizer que ele cresce de acordo com a frota nacional.

   Na região de abrangência do Ciretran de Joaçaba, que compreende dez municípios, o incremento médio é de 18% desde 2008 no número de veículos considerados como ciclomotores, ou seja, motonetas e motocicletas. Entre Joaçaba, Herval d'Oeste e Luzerna, entre 2008 até agora, o incremento foi de 1.800 veículos. Nos três municípios são 8.500 veículos emplacados. Somente Joaçaba possui entre veículos sobre duas rodas, 4.334 unidades, dados extraídos do DETRAN no mês de agosto deste ano. Em Herval são 3.228 e Luzerna mais 894 veículos registrados até o momento.

  Moshamer destaca que as três principais infrações cometidas por motociclistas na área de abrangência do Ciretran de Joaçaba são as mesmas verificadas no Estado, que são excesso de velocidade, irregularidades em estacionamento rotativo, e ultrapassagem irregular quando existem filas de veículos ou sobre pontes. O supervisor do Ciretran alerta ainda os motociclistas para que não andem com a viseira do capacete aberta, infração considerada gravíssima que pode causar a suspensão do direito de dirigir por 30 dias. Outro fator de risco é o trânsito intenso nos três municípios, por isso os motociclistas devem ter atenção constante.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM