Ministro do governo Itamar Franco fixa residência em Joaçaba

Opção de Alexis Stepanenko foi sugerida pela esposa

Geral
10/08/2012

     A cidade que revelou para o Brasil e o mundo personagens famosos como os cineastas Rogério Sganzerla e João Callegaro, o ex-deputado Paulo Stuart Wright, o ex-senador Ivan Orestes Bonato, o fundador da Transbrasil Omar Fontana Attílio Francisco Xavier, a jogadora de vôlei Natália Pereira e o percussionista da banda Red Hot Chili Peppers, Mauro Refosco, entre outros, acolhe um cidadão ilustre que também brilhou no cenário tupiniquim e no exterior. Instalado no apartamento 501 do edifício Leonardo Da Vinci, 201, na rua Salgado Filho, próximo ao Fórum de Joaçaba, está o ex- Ministro de Estado de Minas e Energia, Ministro Chefe da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação da Presidência da República, Vice-Presidente do BNDES, Vice-Presidente da TELEBRÁS, Diretor Comercial dos Correios, Subsecretário-Geral da Presidência da República e Coordenador da Assessoria Técnica da Vice-Presidência da República, o sociólogo Alexis Stepanenko. Homem de fino trato, de vasto conhecimento técnico no setor de Planejamento e de uma humildade invejável, Stepanenko gentilmente recebeu para um bate-papo a reportagem da Rádio Catarinense na tarde desta quinta-feira (10).

A esposa

Stepanenko conta que conheceu a esposa Arlete Vesoloski em Curitiba (PR). Ele destaca que sempre foi criado em cidades pequenas de São Paulo, e por sugestão da companheira, decidiu se estabelecer na terra natal dela, município que ele caracteriza pela boa qualidade de vida. Chegou a Joaçaba em 2003, porém ficava pouco tempo na cidade, pois tinha de enfrentar rotineiramente a ponte aérea em função de ter assumido a função de presidente de um grupo petrolífero no Rio de Janeiro. Contudo, em novembro de 2011 resolveu se estabelecer na cidade do Meio Oeste catarinense em definitivo. “Estou contente”, resume.

Joaçaba

O ex-ministro revela que em 1963 fez o primeiro curso de planejamento. O primeiro trabalho público foi no governo de Jânio Quadros. Ajudou a desenvolver o plano diretor em Fortaleza (CE), nos municípios da zona de floricultura do Rio de Janeiro, Alagoas, Sergipe, Toledo (PR) e Juiz de Fora (MG). Sobre Joaçaba, Stepanenko comenta que se a cidade não acordar para ser um centro regional de prestação de serviço, corre o risco de perder politicamente para outros municípios. “Joaçaba precisa ser um centro de referência. O recurso natural que a cidade tem são os recursos humanos e para isso precisa capacitar esse pessoal. As entidades precisam devolver para a cidade em forma de serviços os recursos que elas consomem”.

Ideologias

Durante o Regime Militar, em 1969, foi perseguido político, quando lecionava na Universidade Federal de Juiz de Fora. Teve de se refugiar no Rio de Janeiro, sendo anistiado somente em 1990. Com vasto conhecimento na área de planejamento, o ex-ministro afirma que, desde que veio morar em Joaçaba, até hoje não foi chamado para falar sobre o tema. “Tem que ter participação popular, discutir e dizer o que é impossível de fazer”.

Reconhecimento

Além dos cargos públicos, Alexis Stepanenko foi também Conselheiro Terracap e ex-Diretor de Projetos para o Brasil da Universidade Estadual de New York. Até 2011 ocupava a Presidência do Conselho de Administração da Holding Petroquímica Vibrapar em São Paulo e ainda é Vice-Presidente da Câmara de Comércio Brasil-China. Integrou as equipes de Planejamento do Ministério da Educação e de pesquisas do Centro Latino-Americano de Pesquisas em Ciências Sociais (UNESCO). Participou de vários estudos e pesquisas para o Ministério da Agricultura, INDES, AIDECA, Ministério da Ação Social e Governo Estaduais. Coordenou o primeiro escritório de Planejamento Integrado do Brasil, no Estado de Minas Gerais (120 municípios). Ocupou a Presidência e a Vice-Presidência do Comitê Executivo do CERFAL-UNESCO, em Bogotá na Colômbia. Foi professor nas universidades federais do Rio de Janeiro, de Juiz de Fora (MG) e de Brasília, bem como da Fundação Getúlio Vargas do Distrito Federal. Stepanenko nasceu na cidade de São Paulo em 14 de abril de 1938 onde completou os cursos primário e científico e o ginasial na cidade de Piracicaba (SP). Iniciou seus estudos superiores na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, concluindo-os na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, com especialização na Universidade de Madrid e na Westem Ontário University/CESDE. Recebeu várias comendas como a Ordem do Rio Branco, a de Tiradentes, a do TST e as de Mérito Militar do Exército, a da Aeronáutica, a da Marinha, a do Estado Maior das Forças Armadas entre outras, sempre por relevantes serviços prestados ao Paris. Foi ministro chefe da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação da Presidência da República, no governo Itamar Franco, de 10 de maio de 1993 a 3 de março de 1994 e Ministro de Minas e Energia em 1994.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM