Reportagem da Catarinense tem acesso ao presídio e conhece rotina dos presos

Dos 180 detentos, apenas 25 trabalham

Geral
06/08/2012

   Trabalhar de forma a manter no mínimo o que é necessário para oferecer um pouco de dignidade e condições de sobrevivência dentro do sistema penitenciário. Assim o administrador do presídio regional de Joaçaba, Narciso Tacca, resume como é desenvolvido o trabalho dentro da unidade visando a ressocialização dos detentos. Tacca não esconde que a estrutura atual não oferece as condições adequadas que a lei diz que o preso deve ter. O presídio de Joaçaba possui 49 vagas na ala fechada e conta atualmente com 135 presos nessas alas, onde está a maior superlotação. No total são 80 vagas entre o regime semiaberto e fechado e a ala feminina, porém, 180 presos dividem esses espaços, num cenário que vai muito além da superlotação. Para tentar melhorar as condições do presídio, a fim de garantir maior dignidade aos presos, a administração do presídio executou algumas reformas e melhorias na unidade, que o administrador do presídio revela quais são:
Ouvir

   Narciso Tacca esclarece que dos 180 detentos, apenas 25 trabalham, dentro ou fora do presídio. Mesmo não havendo um levantamento preciso, o administrador do presídio de Joaçaba afirma que o custo mensal de um presidiário para o Estado é superior a R$ 1 mil:
Ouvir

   Em relação às fugas registradas no presídio de Joaçaba, Narciso Tacca aponta alguns motivos que levam ou estariam levando os detentos à buscar as ruas ilegalmente:
Ouvir

   O detento de iniciais R.A., de Herval D' Oeste, casado, tem dois filhos, foi condenado a 14 anos de prisão por homicídio. Ele está no presídio de Joaçaba há três anos e dois meses e fala sobre a importância de se trabalhar enquanto cumpre a pena, e afirma que as atividades rendem uma remuneração para ajudar a família, remissão de parte da pena e é uma forma, segundo ele, de se reintegrar mais rápido à sociedade:
Ouvir

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM