Homem que matou ex-mulher e caseiro em Joaçaba será julgado na próxima semana

MP acredita que pena poderá ser uma das maiores dos últimos anos

Geral
02/08/2012

   Uma das maiores penas já aplicadas a um réu na comarca de Joaçaba. Essa é a expectativa do Ministério Público para o júri de Lionir Ramos de Matos, marcado para a sexta-feira da semana que vem. Considerado de alta periculosidade, o réu está detido na Penitenciária de Chapecó, em ala de segurança máxima, aguardando o júri popular em Joaçaba. Em agosto de 2010, Lionir esfaqueou duas mulheres na rua Nereu Ramos, no centro de Herval d' Oeste. O suspeito saiu com o carro de uma das vítimas, bateu em uma viatura da polícia e fugiu a nado pelo Rio do Peixe. Jane Pogere Bleichovel, então com 48 anos, vivia com o homem há seis meses. Nesse período, ela teria registrado três boletins de ocorrência de violência doméstica contra ele. De acordo com a polícia, a mulher do suspeito havia procurado a delegacia horas antes do esfaqueamento para se queixar das ameaças. Ela teria sido orientada a não ficar sozinha em casa e por conta disso chamou a amiga, Salete Vieira, de 47 anos para lhe fazer companhia. Ambas sobreviveram. Porém, em outubro o réu matou a ex-companheira e o caseiro Sérgio Antônio de Paris. O caseiro foi encontrado morto com 13 facadas no banheiro da residência em que morava na linha Duas Casas, e o corpo de Jane foi encontrado com sete perfurações de faca numa plantação de pinus na comunidade de Santa Helena. Em março deste ano, Lionir fugiu do presídio regional de Joaçaba após serrar as grades da cela onde estava detido. Em maio, Lionir foi recapturado durante uma abordagem da Polícia Militar na favela do Siri, próxima à praia dos Ingleses em Florianópolis. O outro acusado de participação no duplo homicídio em Joaçaba, Volmir Cezar Moreira, alegou ter conduzido Ramos no porta-malas do carro até o local do crime sem saber. Ele ingressou com recurso e obteve parecer favorável para ter o processo desmembrado. O promotor da Vara Criminal da Comarca de Joaçaba, Protásio Campos Neto, relembra alguns fatos e reitera que a pena dificilmente será branda pela série de fatores verificados no processo:
Ouvir

   O promotor destaca que em 1996, Lionir Ramos de Matos, que é natural de Ponte Serrada, havia matado a mulher a facadas em Florianópolis. Ele foi julgado na capital do estado e condenado a 13 anos de prisão, da qual cumpriu oito anos em regime fechado e estava em livramento condicional. Protásio Campos Neto conta que após cometer os crimes em Joaçaba o réu fugiu em direção a Dionísio Cerqueira, de onde pegaria um ônibus para o estado do Mato Grosso, contudo, foi pego pela polícia no momento em que insistia na compra da passagem mesmo sem ter documentos pessoais:
Ouvir

    O júri de Lionir Ramos de Mato acontece no próximo dia 10 de agosto, a partir das 9 horas da manhã na sala de audiências do fórum de Joaçaba.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM