Geral
31/07/2012 Os caminhoneiros que protestavam na BR-282 nos trevos de acesso a Catanduvas e Jaborá nesta terça-feira (31) liberaram o trânsito por volta das 16h30. O protesto, segundo os organizadores do Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC) contabilizou cerca de 500 caminhões concentrados na mobilização que reivindica melhorias nas condições de trabalho e revogão de normas da Agência Nacional de Tranporte Terrestre (ANTT). Com a liberação do trânsito para os caminhões, o trânsito ficou congestionado. Pela manhã, diferente do que afirmam líderes do movimento dos caminhoneiros que protestam em diversas partes do país por melhorias nas condições de trabalho, o bloqueio em algumas rodovias federais não está permitindo a passagem de veículos com cargas vivas ou perecíveis.
A reportagem da Rádio Catarinense acompanhou na tarde desta terça-feira (31) a mobilização na BR-282, nos trevos de acesso a Catanduvas e Jaborá, e constatou que vários caminhões com cargas de suínos, frangos e bovinos, além de leite, foram impedidos de seguir viagem, como garantiam líderes da greve. O motorista Clóvis Torres relatou, às 14h15, que estava parado desde as 10 horas da manhã com o caminhão carregado de suínos. Ele carregou em Xanxerê e se deslocava para Capinzal. Torres disse que tentou dialogar com os organizadores da greve para tentar seguir ao destino, mas não foi atendido. Ele afirmou que não havia se alimentado e ressaltou que uma tentativa de continuar viagem poderia resultar em ação mais rígida por parte dos líderes do movimento.
A reportagem conversou com Gerônimo Torcato, um dos coordenadores da paralisação. Ele conta que os motoristas de cargas de leite foram avisados dias antes que teriam a passagem liberada apenas uma vez, e que após descarregamento, não deveriam retornar. Porém, segundo ele, a maioria fez trajetos alternativos e novamente utilizou a BR-282 para o deslocamento, desta vez, ficando retidos na barreira. “Como a gente tinha anotado as placas e conhece a maioria, e avisado antes, a gente pediu encarecidamente para eles pararem”, salienta Torcato. Com a liberação dos caminhões, por volta das 16h30, o motorista que tinha com destino Capinzal permaneceu 6 horas e meia parado.
Vídeo da matéria:
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download