Assalto ao Trem Pagador: Últimas locações em Pinheiro Preto

Produção está prevista para estrear em outubro

Geral
17/07/2012

  Reviver a história e encontrar motivos que garantam à perpetuação de um legado as futuras gerações. Aos poucos fatos gerados no início do século passado se conectam a realidade local, reconstituindo um importante momento da vida ancestral. Transformar um roteiro em filme, uma recriação da realidade que se parece incrivelmente com o que de fato aconteceu  no passado: Uma tarefa difícil, mas que aos poucos remonta a fábula do primeiro assalto um trem pagador na América Latina. A técnica de encenar fatos reais é, segundo o diretor, a alternativa encontrada para contar com realismo o episódio ocorrido em Pinheiro Preto (SC), em Outubro de 1909.  A audácia de Zeca Vaccariano, vivida no filme por Tchê Mendes, só chegou a antiga Vila do Rio do Peixe (Piratuba – SC), tempos mais tarde por meio da oralidade. Já que na época do assalto a linha férrea se encontrava inacabada.  No entanto, no mundo do cinema, a recriação  do episódio foi além das fronteiras da Fazenda Rio das Pedras, chegando ao Fazenda do Engenho Park Hotel.

   Foi na rusticidade de um galpão que fica nos campos hotel dedicado ao turismo rural, que o principal episódio deste conto ganhou as lentes do cinema e os holofotes da  grande mídia. A experiência inovadora permitiu com que as cenas do filme fossem gravadas diante de convidados. Na plateia além de patrocinadores, autoridades locais e regionais, também estava a imprensa.  Televisões, jornais e emissoras de rádio puderam documentar fala por fala dos personagens, além de acompanhar os bastidores das filmagens. Um verdadeiro espetáculo cênico que uniu a tecnologia em câmeras de alta definição e equipamentos de ponta aliados ao talento de Gabriel Sater que dá vida ao personagem Carlos Gaerthener. Talentoso compositor, arranjador e cantor, Gabriel experimenta pela primeira vez a possibilidade de atuar. 

    Filho do artista Almir Sater, cantor e compositor que ganhou fama também televisão protagonizando personagens em pelo menos três novelas mundialmente conhecidas, aos 30 anos de idade Gabriel Sater segue os passos do pai. De notável carreira solo já no terceiro álbum, o filho de peixe que peixinho é não poderia escolher outra cidade para encarar a experiência inédita de atuar: A cidade de Piratuba (SC), que na tradução do Tu-guarani significa abundancia de peixes. No centro da trama está um outro talentoso estreante: O radialista Tchê Mendes que para recriar com originalidade audaciosa empreitada criminosa contra o trem pagador, se reveste de emoção para sentir na pele as agruras de viver o lendário Zeca Vaccariano. Justiceiro ou bandido, esse é um conceito que só os expectadores podem auferir ao ex-combatente gaúcho após assistirem a produção afirma o diretor.

 Para Ernoy Mattiello, estrear talentos novos e acreditar em um novo formato de   produção cinematográfica não são os únicos desafios. “ A maior das barreiras a qual devemos transpor para levar a emoção do principal episódio que envolve a história do surgimento da cidade de Pinheiro Preto (SC) é produzir um filme de baixo custo com qualidade suficiente para levar a todo país um acontecimento que merece ser rememorado em alto estilo”, finaliza. A produção prevista para estrear em meados de outubro de 2012, conta com mais de 80 atores em cena,  apresenta 20 depoimentos de especialistas no assunto além de uma equipe de mais de 50 profissionais envolvidos em um trabalho que pode revolucionar conceitos históricos e sociais da Região do Contestado.   

 

Fonte: Cleide Fátima – Especial São Paulo – SP
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM